TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Freelancers

Trabalho Escolar: Trabalho Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta:

A IBM é transnacional, capitalistas, não tem vínculos com o país, buscam custos baixos e leis pouco rígidas, ha flexibilidade de horário, não possuem regras nem normas, seus funcionários trabalham em casa e tem apenas que cumprir os prazos. Já as burocráticas seguem a lógica estatal, são comandadas pelo estado, tendo a obrigação de zelar pela ordem da sociedade, seus funcionários cumprem regras, horários e prazos.

Questão 02:

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta:

Google e Facebook possuem uma cultura empreendedora. Lá possuem um ambiente que promova e incentive o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias. É um sistema de comunicação que é muito mais eficiente do que qualquer sistema de e-mail eles sabem que a única maneira de “administrar” nesse contexto é aplicar o talento coletivo da organização às pequenas e grandes decisões – e isso exige franqueza, transparência e muita comunicação horizontal. Os líderes querem que seus empregados "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos atraem talentos, pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google e Facebook permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação.

Facebook - Apontada como uma das mais inovadoras do mercado possui modelo de gestão bem mais flexível e enxuto. É uma empresa em que os colaboradores possui liberdade para resolver sua e permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

Google - A Google foi fundada com base na idéia de que o trabalho deve ser um desafio e que o desafio deve ser divertido. A ênfase dada aos feitos da equipe e o orgulho nos êxitos individuais contribui para o êxito global da empresa. O ambiente pode ser informal, mas quando surge uma nova idéia à mesa do café, numa reunião de equipe ou no ginásio, ela é partilhada, testada e posta em prática com uma rapidez estonteante, e pode até ser a rampa de lançamento para um novo projeto destinado a uma utilização global.

Diferenças – Empresas totalmente burocrática quando se deparar com forte concorrência e a globalização mundial têm que reformula a empresa descentralizando-a e mudando seu estilo de gestão. Alem dos padrões que obedecem como normas e regras, como prazos e torres de papeis acumulados. Já o Facebook e a Google, aposta no autogerenciamento de seus funcionários, dando-lhe total autonomia com uma gestão surpreendente pouco usado nas empresas, apostando na satisfação de seus funcionários para que produzam melhor e com mais eficiência.

Questão 03:

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resposta: Nos itens a, b, e c tratam-se do crescimento das pessoas que dedicam aos trabalhos independentes, e o quanto a empresas vem precisando destes profissionais. Para convencer os leitores eles usam os recursos argumentativos de autoridade: Comprovando as teses defendidas com citações de outros textos provenientes de fontes legítimas e verdadeiras, alem da Coerência usando o raciocínio lógico estabelecendo correlações entre as partes apontando causas e efeitos das afirmações produzidas.

Nos itens “d” e “e” trata-se dos recursos humanos disponíveis para atuar no segmento de Freelancers, mostrando os benefícios dos empregos por tempo determinado, justificando a busca pela falta de gente qualificada e a ausência de tempo para capacitar no curto prazo, as empresas que aderem ao freelancers são empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato.

Diferenças: nos primeiros itens informam o quanto vem aumentando o freelancers, já nos itens “d” e “e” informam o porquê que vem aumentando o freelancers.

Questão 04:

O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com