TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abre Espaços Nas Grandes Empresas

Seminário: Freelancers Abre Espaços Nas Grandes Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Freelancers Abre Espaços nas Grandes Empresas

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Grandes empresas como a IBM são transacionais, visam apenas a lucratividade, não possuem vínculos com o país em que estão instaladas por isso estão sempre em busca de pouca burocracia e custo baixo. Já as empresas burocráticas seguem o modelo formal legalmente comandada pelo estado e tem a obrigatoriedade de zelar pela ordem da sociedade.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Empresas como facebook e Google, Possuem um modelo de gestão contemporâneo e inovador. Os colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, e terem liberdade.

Para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança.

Fragmentos:

d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americano Robert Half e inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta.” Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale há 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema.[...]

03 A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima.

Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

No fragmento “d” temos o discurso direto presente pelo o uso das aspas, citação de voz de autoridade (Carolina Azevedo), o cargo por ela ocupado (executiva) e o nome da empresa que ela trabalha (Michael Page).

Na letra “e” Temos também a voz de autoridade presente pelo uso de um nome renomado (Fernando Mantovani) o cargo por ele ocupado (diretor) o nome

da organização que ele representa (Robert Half).trata-se de um discurso direto com citação de dados estatísticos( percentuais obtidos pela contratação de profissionais).

04 O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio pra ficar” Que são os freelancers.o texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo- se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com