TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fudamentos Das Politicas Sociais

Ensaios: Fudamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

1. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

1.1. Concepções de leitura

Leitura e escrita estão sempre presentes na vida humana, sempre fazem parte do cotidiano do homem. É por meio da leitura que o homem se desenvolve e aprende o mundo real das coisas.

.

. De acordo com Abdala deve-se esclarecer que o domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dele que o homem se comunica, tem acesso a informações, expresso e defende pontos de vista, produz conhecimentos. Ler é muito importante para a formação, desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, pois através da leitura as pessoas obtêm conhecimento e aumenta o raciocínio.

1.2. A leitura e a produção de sentidos

O processo de leitura é fundamental para a formação de um leitor Freire (1982) propõe uma concepção de leitura que se distancia dos tradicionais entendimentos do termo como sonorização do texto escrito, defendendo que a leitura começa na compreensão do contexto em que se vive:

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. [4]

Foucambert (1994) define a leitura como a formulação de um juízo sobre a escrita no ato de questionar e explorar o texto na busca de respostas - textuais e contextuais - que geram uma ação crítica do sujeito no mundo:

Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é. [5]

Resende (1993) também concebe a leitura como possibilidade de abertura ao mundo e caminho para um conhecimento mais aprofundado do leitor sobre si mesmo:

A leitura é um ato de abertura para o mundo. A cada mergulho nas camadas simbólicas dos livros, emerge-se vendo o universo interior e exterior com mais claridade. Entra-se no território da palavra com tudo o que se é e se leu até então, e a volta se faz com novas dimensões, que levam a reinaugurar o que já se sabia antes. [6]

Entretanto, cabe aos profissionais da educação buscar os melhores meios para estimular o ato de ler nos alunos desde a alfabetização até a formação acadêmica para com isso, contribuir de forma eficaz na formação do leitor crítico produtor de sentidos.

1.3 - A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com