TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Do Sistema Kanbam Com 2 Cartões

Exames: Funcionamento Do Sistema Kanbam Com 2 Cartões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

2.6 Funcionamento do Sistema Kanbam com 2 Cartões

Aqui, cada tipo de peça tem seu contenedor específico no qual se armazena uma quantidade preferivelmente reduzida de peças, sendo que cada contenedor sempre está acompanhado de um cartão, seja de movimentação ou de produção. Vamos considerar duas estações de trabalho genéricas, uma precedente e outra subseqüente, cada uma com uma área de estoque de entrada de peças a serem trabalhadas e outra de estoque de saída com as peças já processadas. Iniciando o ciclo no processo subseqüente a sequência de números, as etapas de utilização do kanban são:

1. O abastecedor ou operário do processo subseqüente se dirige ao estoque do processo precedente com o número de cartões kanban de requisição e os contenedores vazios correspondentes. Ele executa esta ação quando um número predeterminado de kanbans de requisição tiver sido destacado e acumulado no painel correspondente, ou em horários regulares predeterminados.

2. Quando o abastecedor do processo subseqüente retira as peças do estoque do processo precedente, ele destaca o kanban de produção que estava afixado junto às peças, nos contenedores, e deixa o kanban de produção no posto de recebimento. Além disto, deixa os contenedores vazios no lugar assinalado para seu posterior uso no posto precedente.

3. Para cada kanban de produção que ele destacou e colocou no posto de recebimento, anexa em seu lugar um kanban de requisição, verificando que as informações dos dois kanbans coincidam. Feita a verificação, leva de volta para o estoque de entrada no processo subsequente os contenedores com peças com seus kanbans de requisição correspondentes.

4. Conforme são consumidas as peças do estoque no processo subsequente, vai-se separando os contenedores e colocando os kanbans de requisição no painel correspondente, para uma vez acumulados em quantidades predeterminadas, ou a intervalos regulares de tempo, iniciar novamente a operação de requisição desde o ponto 1.

5. Os kanbans de produção coletados no posto de recebimento são retirados em horários determinados e colocados no painel de kanbans de produção na mesma sequencia em que foram requisitados os materiais pela estação subseqüente. Este fato é importante, já que com uma análise dos kanbans que não estão sendo movimentados pode-se identificar oportunidades para sua eliminação e conseqüente redução de estoques em processo.

6. A estação de trabalho no posto precedente continua a produção de peças de acordo com a seqüência no painel de kanbans e segundo a quantidade ou número de kanbans de uma mesma peça, o que indica ao operador a prioridade de produção.

7. Já no processo de produção, cada cartão de produção deve acompanhar suas peças correspondentes. Pode-se notar que existe um consumo de peças ou matérias-primas do estoque de entrada, o que no momento necessário produzirá uma requisição para o processo anterior, com a mesma seqüência de operações que as indicadas de 1 a 4.

8. Uma vez que as peças sejam processadas, elas são colocadas junto ao kanban de produção correspondente no estoque de saída, permitindo ao abastecedor do posto subseqüente retirá-las no tempo que seja necessário.

Como resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com