TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Do Sistema Respiratório

Pesquisas Acadêmicas: Funcionamento Do Sistema Respiratório. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Funcionamento do Sistema Respiratório

A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.

Tórax

Os pulmões se localizam no interior do tórax. As costelas, que formam a caixa torácica, inclinam-se para frente pela ação do músculo intercostal, provocando um aumento do volume da cavidade torácica.

O volume do tórax também aumenta pela contração para baixo dos músculos do diafragma. Quando o tórax se expande, os pulmões começam a encher-se de ar durante a inspiração. O relaxamento dos músculos do tórax permite que estes voltem ao seu estado natural, forçando o ar a sair dos pulmões. Os principais centros nervosos que controlam o ritmo e a intensidade da respiração estão no bulbo raquiano e na protuberância ou ponte.

Esquema do sistema respiratório

em: http://www.webciencia.com/11_30respiracao.htm#ixzz2BNIG501s

Importância

Tudo dentro do corpo acontece dentro de uma lógica, assim, maioria das células do corpo utilizam O2 na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como fim a liberação de CO2. O excesso de dióxido de carbono tem efeito tóxico no organismo, por esta razão, ele deve ser eliminado. E quem realiza tudo é o sistema respiratório.

O sistema respiratório, acaba ajudando a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez. Ele também é o responsável pelo olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de água e calor do organismo e também pela produção de sons.

Fica clara a importância do sistema respiratório, pois, este sistema é considerado vital ao nosso corpo e é formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e, pelos pulmões.

Como em qualquer outra parte do corpo, este sistema também pode apresentar problemas, isto acontece por vários motivos, dentre estes a respiração mal realizada leva pouca quantidade de oxigênio às células e, consequentemente, aumentam a quantidade de radicais livres dentro delas, isto provoca uma aceleração no envelhecimento celular e até o desenvolvimento de câncer. Já uma respiração bem realizada traz grandes benefícios, além de ser capaz de retardar processo de envelhecimento.

Assim, praticar uma boa respiração e buscar proteger o sistema respiratório é essencial e contribui muito para a saúde.

Sugestão para conclusão:

O sistema respiratório é um dos sistemas mais importantes do nosso corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com