TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamenos Teoricos

Dissertações: Fundamenos Teoricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO LUIS ALBERTO DE LIMA

DISCIPLINA: FUND. HIST. TEO. E MET. DO SS III

DOCENTE:

TUTORA PRESENCIAL: IZABELLA SILVA

4º PERÍODO

ANGÉLICA VIANA DINIZ221997

GEIZA MARIA DA SILVA PEREIRA293710

JAKELINE BEZERRA RODRIGUES318366

VILMA BEZERRA DE OLIVEIRA 301894

Assu/RN

1 RELATORIO

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS

O Serviço Social é algo fundamental para a sociedade. Pois os profissionais desta área são desafiados a olharem de maneira crítica para o mundo, e mais especificamente para as politicas sociais, para assim buscar concertar essa sociedade errônea. Embora seja algo extremamente difícil, mas é preciso romper as barreiras para se alcançar esse objetivo.

Essa profissão é muito importante para sociedade, pois ela esta ligada diretamente com o cotidiano da população em geral, viabilizando de forma clara e coerente os conhecimentos adquiridos que serão repassados de forma ética e política, sobre os direitos e deveres de cada pessoal e da população.

O profissional esta sempre usando a pratica da ética na sua profissão, que é baseada no código de ética da sua profissão, esse código é usado diariamente pelo profissional que a utiliza na sua atuação com os indivíduos.

É através de sua ética profissional que a Assistente Social da um parecer final, sobre o estudo realizado com o individuo, vendo a necessidade e a valorização de direito de cada individuo, para que não tragam nenhuma consequência para a pessoa e para a população. Pois é através de um determinado parecer profissional ética e política que vai decidir e legitimar a relação de individuo e a sociedade, onde a consciência ética do profissional, é um projeto profissional que o Assistente Social assume, seja ele individual ou coletivo a sua construção do diagnostico.

O Assistente Social tem que esta sempre em capacitação continuada, sempre fazendo o desvela mento do real e de sua essência histórica, pois é através dessa reciclagem que o profissional fica sempre atualizado com as novas mudanças, para pode proporcionar um atendimento de ótima qualidade para os usuários, podendo sempre esclarecer qualquer duvida existente da população sobre os seus direitos.

RELATORIO 2

As diferenças e definições de Filantropia e assistencialismo

Filantropia vem do grego, significa “amor à humanidade” e são as atitudes tomadas pelos os indivíduos de ajudar as outras pessoas, seja com cestas básicas, vestimentas, remédios, entre outras ajudas.

A sua relação com o serviço social antes era sobre influência da Igreja Católica e suas doutrinas sociais, e tinha como regra de fé e pratica ajudar a sociedade carente somente com o básico, suprindo suas necessidades imediatas sem se preocupar em assegurá-las como direito. E somente no governo de Getúlio Vargas o serviço social passou a ter uma mudança no discurso, e ao invés de unicamente doar alimentação, medicamentos, e outras coisas básicas, começou a lutar para os indivíduos terem como direitos sociais todas as coisas que necessitavam.

A Assistência Social tornou-se pública somente em 1988 com a elaboração da Carta Constitucional, na qual se integrou o tripé da Seguridade Social adjunto das Políticas de Saúde e também da Previdência. E hoje, os cidadãos podem desfrutar de direitos sociais nos quais dispõem o artigo 6° da Constituição.

Sendo assim, o que era no sentido filantrópico como ajudar, hoje é uma política publica que todo cidadão que dela necessitar pode usufruir.

Enquanto isso, podemos definir o Assistencialismo como uma ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas mais pobres, menos favorecidas, carentes e marginalizadas, que caracteriza uma ajuda momentânea através de doações de alimentos e medicamentos e outros benefícios, mais essas praticas não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais carentes, ela apenas atende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com