TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Sociologia

Trabalho Escolar: Fundamentos Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 20

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividades de práticas supervisionada (ATPS) postada para avaliação da disciplina: Fundamentos sociológicos da educação , sob a orientação da Profª. EAD: Marciene Aparecida Santos Reis, Profª. Tutora à Distância: Adriana da Silva Ramos de Oliveira e, Tutora Presencial: Iara Duarte Figueiredo do Curso de Pedagogia Pólo – Montes claros.

SUMARIO:

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................05.

3. COLETANEA DE IMAGENS EDUCACIONAIS......................................10

4.

CONCLUSÃO..........................................................................................11

5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................12

INTRODUÇÃO:

O presente portfólio tem como objetivo identificar e listar os significados de sociologia e suas contribuições para a educação.

Abordaremos assuntos relacionados à sociologia de Durkheim e de outros pensadores.

Para Durkheim a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.

O presente trabalho versa sobre diversidades culturais, ensino, sociedade, etnocentrismo, funções da cultura, aculturação, subcultura, cultura material e não material. Falar de cultura engloba vários fatores: diversidades culturais e influências. Cultura pode ser entendida como tudo que é produção humana, ou seja, a maneira que cada indivíduo possui, no modo de falar, vestir, comer e etc.

Cada região tem sua cultura. Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do homem e se manifesta nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há pessoa que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Educar é formar e socializar o indivíduo, educação e cultura estão ligadas e relacionadas

organicamente. O ato de educar faz com o individuo muda e se se transforma.

Segundo Forquin, 2003 , “Educar, ensinar, é colocar alguém em presença de certos elementos de cultura a fim de que este alguém deles se nutra, os incorpore á sua substância e construa sua identidade intelectual e pessoal em função deles”. (p.24).

DESENVOLVIMENTO:

Significados de sociologia e suas contribuições para a educação.

Quando falamos em sociologia e educação falamos em fato social, uma vez que a ação educativa permite ao indivíduo uma maior integração e identificação com o sistema social. Ao se tratar de sociedade, devemos ter em mente os vários conceito desta, além do que toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, cultural com suas normas, hábitos e costumes.

Desenvolver a capacidade de expandir seu conhecimento e reflexão, a cerca de educação e sociedade. Contribuir para o esclarecimento das principais definições da chamada Sociologia em Educação. Estudar sobre os fenômenos sociais em busca de resolução aos problemas sociais.

Ele procurou desenvolver o conceito de uma psique social: agimos em conjunto e em resposta a uma série de fatores sociais.

Para ele, os fatos sociais se apresentam constantes em diversos períodos histórios e as realizações da humanidade apresentam compõe o seu fundamento.

Ele destaca aqueles atos realizados culturalmente daqueles que estabelecem fenômenos persistentes no tempo. Assim, o suicío requer um estudo sociológico por ser recorrente em todas as civilizações e em todas as épocas.

Ele considera os fatos sociológicos inerentes a constituição da sociedade: o crime é uma função do corpo social, assim deve ser entendido como necessário. “A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social”.

vimos que a educação se relaciona no decorrer da história de certa forma em afinidade com o modo de produção estabelecido por uma ideologia dominante concebida por várias relações de poder não somente entre o indivíduo e a comunidade mais também entre várias comunidades.

Percebe-se que a relação de poder entre os indivíduos e as comunidades é estabelecida pelo modo de produção que organiza os indivíduos em várias ações sistêmicas garantindo a existência dos mesmos.

E, por esse motivo a importância do estudo da sociologia para a educação, pois buscam o mesmo interesse em analisar a realidade. Além do mais, a sociologia ajuda o educador a compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Educar, ensinar , é colocar alguém em presença de certos elementos de cultura a fim de que este alguém deles se nutra, os incorpore à sua substancia e construa sua identidade intelectual e pessoal

em função deles.

De acordo com Nelson (a) a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível; (b) os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; (c) a escola como unidade sociológica, lógico!; (d) a e sala de aula como subgrupo de ensino – lembre-se que no final do curso você estará enfrentando uma sala cheia de alunos; e, (d) o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com