TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Filosóficos e Sociologia da Educação

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 Centro Universitário Anhanguera- Unidade Santo André

DESAFIO PROFISSIONAL

Fundamentos Filosóficos e Sociologia da Educação, Tecnologia Aplicadas à Educação e Desenvolvimentos Pessoal e Profissional.

                     

Curso: Pedagogia/ Licenciatura

Rua: Dr. Alberto Benedetti, 444 Vila Assunção campos II.

Tutor:

                          Santo André /2015

Introdução

     A educação, atualmente, é tema central dentro do novo paradigma produtivo internacional, caracterizado pela presença das novas tecnologias, informatização crescente e uma demanda cada vez maior por qualidade. Desta forma, a sociedade vive um período de grandes transformações que têm impactado e modificado, de forma defi nitiva, as organizações em todo o mundo. Com a globalização, a mecanização tem crescido assustadoramente e, a educação, como um sistema voltado a preparar o cidadão para a vida, deve se lançar na luta para levá- lo a deparar-se com essa situação com formação e capacitação profissional tecnológica, oferecendo-lhe oportunidades para enfrentar os desafios surgidos. A democratização do saber por meio da informação propõe alternativas que busquem produzir, socializar e facilitar o acesso ao conhecimento, ultrapassando a metodologia de trabalho fundamental da reprodução para a produção de conhecimento.

     

       

.  

Ambiente/Sala Temática: Sala Multimídia

Usuários: professores/ crianças / adolescente e colaboradores

Recursos Tecnológicos

Justificatica e Estrategia de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Lousa Digital

Ilustrar, demonstrar, explicar, comparar, instigar  de diferentes formas. 

Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras. Uma das  ferramenta mais interessantes na atual busca por dinamismo e interatividade  com tecnologia a favor do aprendizado

Poderá ser aplicada em todas as matérias facilitando o conhecimento dos alunos por meio da  tecnologia

Tablet

O mercado da educação vê no tablet uma chance de atrair os estudantes, melhora experiências da aula.

Incentiv m a busca constante por novas descobertas e se tornam grandes aliados na tarefa de preparar os estudantes para o mundo de hoje.

Permitir que cada aluno tenha bibliotecas virtuais, redes colaborativas, material de apoio e sua própria produção (e dos colegas) na palma da mão, o tempo todo, é algo que até pouco tempo atrás seria inviável.

Notebook

Uma ferramenta pedagógica que promove, instiga e viabiliza a aprendizagem permanente.

Auxiliar aulas expositivas, propor exercícios, interpretar textos, usar jogos educativos e explorar imagens, sons e animações.

Pode apresentar novos rumos para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

Internet

Permite a troca de informações de qualquer parte do mundo e em diferentes espaços

Acessibilidade de fontes inesgotáveis para pesquisas - estimulo a escrita e a leitura - estimulo ao raciocino logico a curiosidade -

Facilitar e potenciar as aprendizagens pessoais, pondo à disposição de um simples clique um  mundo novo cheio de potencialidades e de recursos.

DATA SHOW

Dá qualidade à aula quando projeta no telão a síntese dos pontos do conteúdo a ser ministrado; quando projeta filmes; exibe a internet; usa figuras, sons, imagens etc.

Permite que se escape do ritmo comum das aulas expositivas em lousas e também facilita a observação de imagens e animações didáticas

Com essa tecnologia podemos projetar imagens estáticas ou em movimento e , além, disso podemos sincronizar  a projeção da imagem com a trilha sonora emitida por algum outro aparelho.

Passo 2texto  

O projeto ‘’Esperança com Tecnologia para educação’’, será uma maneira de incluir crianças e adolescentes ao novo mundo digital.

Neste sentido não se pode negar o relacionamento entre o conhecimento no campo da informática e os demais compos do saber humano. 

Pelo exposto, este projeto destina-se a contribuir de forma significativa para ampliar o universo de pessoas com acesso às novas tecnologias, ou seja, participante ativa e de forma sustentável desse processo de Inclusão Digital. E neste sentido, contribuir para melhorar as condições de vida, dando uma educação de qualidade, tornando possível um uso efetivo e consciente do por que estão aprendendo a usar as tecnologias digitais e quais os benefícios de que podem usufruir para melhorar sua realidade, seus estudos e vivências sociais. A utilização das tecnologias digitais em processos de inclusão precisa trazer em si um caráter inovador, de futuro, não basta ensinar as crianças e jovens a serem apertadores de teclas e sim que estas comunidades possam ser produtoras de conteúdo e não apenas consumidoras.

Quanto mais desenvolvida a sociedade, maiores condições ela terá de integrar pessoas às novas tecnologias. E quanto maior o acesso, mais se amplia a chance de integração social.

Passo 3

Exemplo 1

Curso: Curso para professores ensina como integrar novas tecnologias às salas de aula

Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/curso-da-intel-ensina-professores-a-combinar-novas-tecnologias-em-sala-de-aula

Data do acesso: 14/05/2015

Justificativa da escolha do curso: Com uma carga horária de 40 horas, sendo 32 horas presenciais e 8h a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o curso propõe, além das questões tecnológicas, discussões pedagógicas que vão auxiliar na formação de um Plano de Ação individual como parte da avaliação final. Abrira um leque de conhecimento que poderão ser aplicados nas salas de aulas e no cotidiano, tendo disponíveis outros cursos no mesmo segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com