TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Sociologia Na Educação

Artigo: Fundamentos Da Sociologia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

A Contribuição e Significado da Sociologia na Educação

Em ênfase a sociologia é a ciência do conhecimento que estuda as relações de uma comunidade ou aos grupos que formam uma sociedade o ambiente escolar entra como um agente se socialização, bem como sendo uma instituição social.

Esses grupos pertencem as ciências sociais e humanas, assim, essa tem por objeto o estudo acentuado dos fenômenos de interação entre os indivíduos que formam as camadas sociais, os valores, as instituições, as normas, as leis e os conflitos das relações sociais.

Pois bem, essa ciência estuda a vida em sociedades no presente e nos fatos históricos, assim, o termo sociologia foi consagrado pelo francês Auguste Comte em 1838, essa área do conhecimento abrange a comunidade, sociologia, economia, sociologia financeira, politica, jurídica, trabalho, familiar e outras, porém, mais tarde desenvolvida por Emile Durkheim e outros nomes como: Karl Marx e Max Weber.

Os sociólogos tem como requisito a observação para formularem as terias sobre os acontecimentos sociais. Os métodos de seus estudos são as técnicas:

• Qualitativas ( são as descrição detalhada de situações e comportamentos);

• Quantitativas ( são as analise realizadas através de estatística).

Com dois grandes fatos ocorridos em nosso mundo essa disciplina surgiu no século XVIII, com a revolução Industrial e a revolução Francesa, acontecimentos esses que causaram profundas transformações econômicas, politicas e culturais na sociedade daquele período do passado.

É claro que os interesses da ciência sociológica também é do Estado, pois, ele atua na produção e na sistematização das pesquisas, porém este o principal financiador em questão de numerários.

A sociologia na educação é ampla e significa juntar os valores de uma comunidade e desenvolver as experiências vividas por cada individuo ao longo de sua vida, além do mais a educação é um processo continuo de faculdades físicas, intelectuais e morais de o ser humano, para que eles melhorem e se integre na sociedade.

O Estado mantem seu poder pelas forças estruturadas nos estudos dessa disciplina e um dos aspectos que tem sido alvo de estudos é a constituição da sociedade, onde poderá ser manipulados para manterem a ordem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com