TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia Da Lingua Portuguesa

Trabalho Universitário: Fundamentos E Metodologia Da Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos Sociológicos da Educação

Célia da Silva e Silva – RA: 1299168732

Maria Viana Alves- RA: 5544126077

Michely Pereira Cardoso – RA: 5534102894

Paulo Henrique R. de Freitas – RA:6318199514

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisitos para conclusão da disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação - 3º semestre-, sob orientaçãodo professor-tutor à distância Adalgisa BergaminDiples.

VALINHOS/SP

Novembro/2013

Introdução

Para nós, estudantes de pedagogia,segundo os nossos fundamentos,ensinar e aprender constitui um processo educativo necessário à sociologia que nos auxilia na construção da cidadania, pois sociologia é a ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Educação e sociologia juntas criam situações que oportunizam a emancipação dos nossos alunos enquanto sujeitos da sua própria pratica.

Sabemos que os conhecimentos inerentes ao cotidiano dos alunos devem ser contemplados durante o processo educacional à aquisição dos conhecimentos científicos na escola.

Nesse trabalho procuramos demonstrar que a sociologia esta diretamente ligada ao nosso cotidiano educacional nos dias de hoje, desenvolve na premissa de que a leitura e as escritas apresentam-se através de competências a serem desenvolvidas através dos princípioséticos, estéticos e políticos contemplados nas diretrizes curriculares nacionais a fim de prever a formação, integram de um cidadão pleno mediante àpratica constante da solidariedade, da sensibilidade, bem como da critica.

1-Sociologia da Educação no cotidiano escolar

Sociologia é a ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve herança social, política, econômica e cultural, percebe a relação entre sociologia e pedagogia.

Analisar o pensamento de Auguste Comte e ÉmileDurkheim,entender o positivismo de Auguste,refletir sobre a visão de escola de Émile. Educação èexterior ao individuo, não cabe a ele decidir se quer ser educado conforme o padrão social, isso já esta definido antes mesmo de seu nascimento. A educação tem um aspecto geral, não é um fato isolado, o fato social é como um material a ser disposto sobre uma mesa, o cientista avalia sob diferentesperspectivas, procura desvendar os detalhes, este olhar deve ser livre de todas as concepções e opiniões próprias.

Duas contribuições podem ser destacadas nesse contexto, uma primeira é aquela porque tem passado os estudos da NSE. Essa corrente de analise, centrada na sociologia do currículo, vem desenvolvendo importantes estudos nos Estados Unidos, principalmente com autores como Apple (1978) e Giroux (1983),em França com Tanguy (1983) e Forquin (1984). E uma segunda, que se refere a teoria da violência simbólica e da função política do sistema de ensino, elaborada por Bourdieu, que sem duvida representa o enfoque neo weberiano mais original dessa disciplina, na atualidade. Bourdieu consegue integrar diferentes explicações inspiradas em Marx, Durkheim e Weber, valendo se da teoria da dupla determinação dos sistemas simbólicos e de uma distinção analítica muito esclarecedora, entre capital cultural, capital político e econômico. Junto com isso, fornecem novas ferramentas analíticas, tais como hábitos e campo cultural, espaço de produção e distribuição dos sistemas simbólicos dotados de uma lógica concorrencial própria de procura de legitimidade cultural e das correspondentes instituições que incluem o sistema de ensino.

2-Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?

Inicio do ano letivo, François professor de língua portuguesa prepara- se para enfrentar uma sala de aula da sétima serie em uma escola de periferia de Paris. Alunos indisciplinados diferenças culturais, problemas de aprendizado. O professor é autor do livro que deu origem ao roteiro, também escrito por ele, e assim também aconteceu com todo o elenco, formado por estudantes reais, usando seus nomes verdadeiros.

Tudo acontece de forma a fazer com que o espectador, ao invés de assistir o dia-a-dia de uma classe ginasial da periferia de Paris. Não há julgamento, apelo emocional, nem estrutura narrativa melodramática. Há pessoas, com toda a complexidade que oser humanoimplica o julgamento, a empatia, a emoção, cabem justamente ao espectador.

As diferenças raciais e culturais são fonte de vários conflitos na sala de aula. “Entre os muros” mais do que o cotidiano da classe,mais do que os desafios de um professor, o filme fala sobre histórias reais, humanas. De acordo com a pesquisa, seguindo alinha de diretores como o brasileiro Walter Salles e o argentino Carlos Sorín, usa planos sequencia e uma decolagem mais reflexiva como tática para envolver o espectador numa trama na qual ele sempre será externo, intruso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com