TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De Matemática

Casos: Fundamentos E Metodologia De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

ETAPA- 1 RESENHA.

Após a leitura feita achamos que, o desenvolvimento de projeto na educação é uma maneira de ajudar os educadores e aluno, fazendo se reconhecer naquilo que se faz assim o aluno deverá desenvolver melhor seu aprendizado com mais competências. O importante é que o aluno possa desenvolver seu trabalho em grupo, aprendendo a ouvir e tomar decisões e confronto de ideias. Como diz ( Maria Elizabete B. Almeida, 1999 ), que a pedagógica por meio do desenvolvimento é uma forma de conceder educação que envolva o aluno, o professor e os recursos inclusive as novas tecnologia.

Temos que ressaltar que, o trabalhar com projeto é bom, mais a orientação e o acompanhamento do professor é fundamental e muito importante, pois, ao mesmo tempo em que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor que ouve, questiona, e orienta visando propiciar o conhecimento do aluno ( Moraes, 1997), diz que o professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, a escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Para o educador trabalhar com projeto pode ser muito relevante porque segundo (Maria E. B. Almeida, 1999), pode ser usado em diferentes áreas de conhecimento, assim como de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e de formas pessoal e profissional. Cabe ao professor elaborar projetos e criar situações que proporcione aos alunos desenvolverem seus projetos com certos níveis distintos. (Fagundes et al., 1999), Diz que ao mesmo tempo em que o ajuda a articular informações com conhecimentos adquiridos e a gerenciar o desenvolvimento.

O professor é o mediador, orientador, especialista e facilitador do processo e desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros.

ETAPA-2 SINTESE.

Nos vídeos pudemos perceber vários problemas na educação como também a cultura, por exemplo: trabalho escravo infantil, onde crianças precisam trabalhar para ajudar nas despesas de suas casas e assim não possuem oportunidades de estudar, e nem o direito de brincar, vimos também algumas situações onde a cultura e a tradição prevalecem na formação de um aluno, outro onde coloca- se a forma de aceitar o diferente (no caso o assunto da inclusão) e a persistência de uma criança para poder obter seu objetivo mais valioso e favorito para poder brincar sem luxo. Além de enfatizar as classes sociais existentes em nosso país.

Várias crianças resistem à exclusão e insistem em frequentar uma escola. Será que a escola consegue de fato fazer a diferença na vida de crianças como que deseja aprender e conseguir na vida adulta viver melhor do que viveu a sua infância de trabalhador infantil? É preciso assegurar os direitos da infância a todas as nossas crianças.

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar.

Em 1996, em Retirolândia no sertão baiano, um dos municípios documentado o filme Invenção da Infância foi implementadas algumas ações positiva da sociedade civil para combater o trabalho infantil, e favorecer a permanência das crianças de baixo nível social o direito a educação e a sua permanência a escola.

ETAPA-3

TEMA ESCOLHIDO: Mare Capoeira, folclore é arte.

RELATORIO.

Ao assistirmos o filme grupo chegou numa conclusão de escolher o tema Maré Capoeira, porque retrata a nossa história afro-brasileiro, conta duas histórias: a do menino João, um garoto e seus desejos e frustrações, e a da própria capoeira.

Como uma manifestação sociocultural. Esse filme tem uma história da capoeira e conferindo a ela um papel de destaque na construção da tradição e da identidade dos afrodescendentes.

O filme ilustra e destaca a participação da cultura negra em nossa História, criando, assim, uma identificação e uma valorização do legado africano.

A realização do projeto Mare capoeira, é atingir o objetivos propostos, assim construir com nossos alunos a consciência cidadã de valorizar a cultura e a arte, e aprender a historia do folclore brasileiro, pois a capoeira não deixa de ser uma arte folclórica, somente assim poderemos transformar comportamento e futuro melhor para nossas crianças.

A partir da analise da nossa situação atual e das nossas escolas e comunidade permitiu- nos, a idêntica e analisar as principais falta de ceentivos ao valor as artes que enfrentamos considerando a importância na vida social e uma visão integrada do mundo, a escola e os educadores devem oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda as ações da nossa historia.

Hoje em dia as crianças crescem sem gostar de teatro um atrativo cultural que os educadores deveriam conversar a respeito com seus alunos, mesmo porque para se falar de arte, e de cultura não precisa ser só nas aulas de história, ou de artes.

ETAPA 3- MAPEAMENTO DO PROJETO.

DATA- 22/05

DATA - 26/06 DATA-27/05

Pesquisar sobre parlendas e

Mitos, e lendas.

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com