TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- Fundamentos E Metodologia De Matemática

Ensaios: - Fundamentos E Metodologia De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia

6ª Série Fundamentos e Metodologia de Matemática

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA Denise F. B. Marquesin Faculdade Anhanguera de Jundiaí Maria da Graça T. Bagne Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Pedagogia - 6ª Série – Fundamentos e Metodologia de Matemática

Denise F. B. Marquesin Maria da Graça T. Bagne

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.  Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.  Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.  Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Produção Acadêmica

 Montagem de slides em PowerPoint, com apresentação de propostas didático- pedagógicas e com os resultados das pesquisas e estudos realizados.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco componentes, sob a orientação do tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1, com o seguinte padrão: Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para título, 16 subtítulo e 14 para o texto do slide; Até 15 slides, sendo: 1. Capa  no primeiro slide (capa), deverá conter:  Logo da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do tutor a distância;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Pedagogia - 6ª Série – Fundamentos e Metodologia de Matemática

Denise F. B. Marquesin Maria da Graça T. Bagne

Pág. 3 de 7

2. Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado;

3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas;

4. Considerações finais – apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa;

5. Referências bibliográficas – indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

DESAFIO

Este desafio tem como objetivo a criação de uma apresentação em PowerPoint como ferramenta de divulgação, entre os alunos, acerca do ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante destacar que as mudanças nas culturas de comportamento dos alunos e dos professores, bem como da sociedade em geral, frente às tecnologias, têm aberto as portas para apresentação, discussão e elaboração de propostas para divulgar as pesquisas, as ideias e os pensamentos. Logo, desenvolver atitude inovadora e criativa no ensino de Matemática faz parte do trabalho docente na atualidade. Sendo assim, neste desafio, o grupo deverá utilizar a criatividade e criar uma apresentação interativa em PowerPoint, onde apareçam as ideias discutidas nas etapas, acrescidas de propostas de atividades atendendo aos objetivos e à ementa desta disciplina, prevista no Plano de Ensino e Aprendizagem.

Objetivo do Desafio Elaborar apresentação em PowerPoint, contemplando a construção do conceito de número.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você entenda os conceitos fundamentais da Matemática, tenha compreensão sobre como acontece a construção do conceito de número, e saiba como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. Direciona-se, também, para que o grupo saiba selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Definir um slide inicial para a apresentação de PowerPoint, contemplando a apresentação do perfil dos componentes do grupo. O design da apresentação deve ser sugestivo e atrativo para os alunos que visualizarão esta ferramenta.

Pedagogia - 6ª Série – Fundamentos e Metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com