TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologias Da Lingua Portuguesa

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos E Metodologias Da Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

A escolha dos dois instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem foram um Trabalho em grupo e uma Dinâmica:

Trabalho em Grupo:

A professora disponibiliza os ingredientes para fazer uma aula prática para exercitar a criatividade e o aprendizado, dividindo a turma em grupos e cada grupo é responsável por fazer a maior quantidade de bolachinhas possíveis, ou seja, quanto maior o número de bolachinhas, maior a pontuação, sendo que, cada bolachinha é equivalente a um ponto.

Com isso, é vivenciada a aceitação das diferenças uma vez que, cada um componente do grupo tem a liberdade de fazer a bolachinha de acordo com sua criatividade. Como se não bastasse apenas este aprendizado, é extraído também dessa aula planejada o convívio em grupo já que, o mundo em si é um grande grupo e todas as pessoas que nele convive tem que obter esse aprendizado.

Dinâmica:

Depois da confecção das bolachas de vários sabores por todos os alunos da classe a mesma é colocada em caixas que impossibilitam saber o que contém dentro e faz-se uma brincadeira deliciosa, é feito uma fila na qual cada aluno tem direito a comer dez bolachas e descobrir os seus respectivos sabores, sendo que cada acerto de sabor equivale a um ponto.

Isto desperta o desejo de frequentar as aulas, pois, com aulas dinâmicas e diferentes faz com que o aluno se sinta estimulado a querer ir todos os dias para a escola, afinal cada dia é algo novo e curioso, e a fase infantil que é a qual estamos nos referindo é uma fase curiosa e criativa.

Estes dois instrumentos utilizados para a coleta de dados na avaliação do ensino-aprendizagem, só reforça o fato de que nem sempre com avaliações se consegue o resultado almejado para a aprovação dos alunos, podendo ser substituída, nos casos de aulas diferentes e planejadas, por dinâmicas e trabalho em grupos como foram citados.

Avaliações são propostas em casos extremos onde não há alternativas ou outro meio de avaliar os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com