TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em educação

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Aula-tema: Organização e gestão da escola.

Passos

Passo 1 (Aluno)

Estudar o tema “Organização e gestão”

Passo 2 (Aluno)

Ler o texto disponível no link indicado.

Passo 3 (Equipe)

Discutir, com base nos textos estudados, as relações estabelecidas entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo, pontuando a possibilidade do exercício da autonomia na construção e efetivação do projeto político pedagógico da escola.

Passo 4 (Equipe)

Produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar.

PASSO 4 - O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.

 A autonomia da escola é, pois um exercício de democratização de um espaço público: é delegar ao diretor e aos demais agentes pedagógicos a possibilidade de dar respostas ao cidadão a quem servem, em vez de encaminhá-lo para órgãos centrais distantes onde ele não é conhecido e, muitas vezes, sequer atendido.

       Existem várias relações no âmbito escolar com o sistema de ensino e o sistema social mais amplo, pontuando a possibilidade do exercício da autonomia na construção e efetivação do projeto político pedagógico da escola.

Habitamos em um país democrático, o que não significa que somos autônomos, ou seja, que somos capazes de comandar sozinhos todas as questões que norteiam nossa jornada.

       Percebe-se a necessidade da democracia estar eminentemente dentro das escolas, onde todos possam participar das decisões a serem tomadas, expressando opiniões, sugestionando e apresentando saídas conforme a ocorrência de problemas.

       A gestão escolar democrática é apresentada nas leis brasileiras como LDB e Constituição Federal o que se espera que seja também autônoma.

Nota-se que uma escola autônoma não se concede através de leis ou decretos, mas sim podendo ser conquistada e construída.

       No final do século XX, muito se falou de descentralização de poder, e que de fato ocorreu com a instalação da democracia no Brasil. Ao descentralizar foi possível atender as necessidades locais, percebendo suas limitações mediante suas especificidades.

       A autonomia esta ligada a ideia de dirigir-se, o que também não significa ser independente, tentando levar esta autonomia para o ambiente escolar, percebe-se que elas esbarram na burocratização do sistema que a rege, diante de leis que apoiam e não reafirmam a ideia de descentralização.

       Uma escola autônoma é capaz de reconhecer e elaborar sugestões de modo a conhecer suas necessidades locais, particularidades, aspectos positivos e negativos, propostas que atinjam essa clientela de maneira significativa com ações pertinentes a sua realidade, a falta de autonomia, ou seja, de poder de decisão interfere muito na proposta pedagógica, pois dar autonomia aos docentes é dar liberdade de agir, intervir e trazer para dentro da sala de aula observações que atendam as imprescindibilidades educacionais dos alunos.

     Partilhando dessa autonomia dentro da escola permite que ela própria se organize, a fim de controlar seus recursos financeiros, materiais e funcionários, atendendo assim as particularidades educacionais mais urgentes, tal autonomia se faz diante da democracia da escola.

       A escola é feita de pessoas para pessoas, olhar para essa questão autônoma como favorecimento das relações sociais é um ponto de partida que serve de alerta para as instituições de ensino, o modo de se dirigir a escola não significa que o gestor escolar deve tomar decisões por si só, pois a ‘liberdade” na ação requer atenção, uma escola autônoma também deve fazer uso da democracia, onde todos os envolvidos com a comunidade devem e precisam articular ações que venham beneficiar o ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com