TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Mentais Superiores

Dissertações: Funções Mentais Superiores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional foram de forma acelerada. As estruturas hierarquizadas e rígidas foram substituídas pelo trabalho em equipe. Esta rápida transformação que impera nas atuais organizações exige cada vez mais capacidade de seus líderes para se adaptar a esta nova estrutura.

Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para a compreensão das mudanças organizacionais nas Confecções de roupas, em especial a empresa Diely Confecções, uma empresa fictícia criada e fundamentada para o entendimento das mudanças corporativas em empresas do ramo têxtil.

Mudanças Corporativas no Âmbito da Indústria da Moda

Devido a um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir as organizações veem a necessidade de sempre esta acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

O mercado da moda que tem por características um ambiente extremamente competitivo e versátil é um dos que mais sofre com as mudanças corporativas. Onde as marcas que obtiverem melhores performances serão as mais atrativas e selecionadas por seus clientes externos e assim vencendo os seus concorrentes. Mas o que forçar as organizações sempre terem que mudar? Dentre vários fatores que forçam a mudança organizacional podemos citar:

• Envelhecimento Precoce - Seu produto for substituído por um produto mais avançado e morrer perante o mercado.

• Evolução Tecnológica - Seu concorrente adquirir uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (Produzido em Massa) e por consequência diminui seus custos operacionais e preço de venda

• Pressões de mercado: - Stakeholders Internos (Funcionários) - Procurando criar mudanças a fim de motivar e gera expectativas em cima de seus funcionários - Stakeholders Externos (Clientes e Fornecedores) Mesmo sendo totalmente benéfico para a organização qualquer mudança que venha a acontecer em seu meio causa uma grande barreira perante seus funcionários por diversos fatores.

• Medo do Desconhecido - O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo.

• Alterar padrões de execução - Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade.

Reação as Mudanças Corporativas

Apesar de reconhecidamente relevantes para a sobrevivência da organização, as mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais. Essas reações variam de adesão imediata à proposta de mudança, à resistência completa a qualquer tipo de mudança. Os determinantes dessas diferentes reações são vários, desde o fato de a mudança alterar o poder e a hierarquia organizacional, a questões relacionadas ao indivíduo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com