TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são funções mentais superiores?

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 7

O que são funções mentais superiores?

É processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem. através destas que os indivíduos desenvolvem visões de si mesmo, das organizações em que atuam e do mundo que os rode: pois dependemos dela para sobreviver, pois usamos termo Funções mentais para referir-se ao processo de pensamento, memória, sensação, percepção, atenção, linguagem, emoção, etc.

2. Qual o papel das sensação e percepção ao mundo interior? E quais são as principais características das sensações? Quais os fatores que afetam a percepção?

Isto é a percepção e o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam e recuperam informaçõe, é um reflexo perfeito da realidade, mas, nem sempre, nossas percepções refletem a realidade objetiva. Essa diferença entre o que achamos que é, com o que realmente é, gera conflitos com nós mesmos proporcionando a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.

Nossa percepção não identifica o mundo exterior como ele é na realidade, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos os cinco sentido visão, olfato, tato, paladar, audisão nos permitem reconhecê-lo. Assim é que transformamos fótons em imagens, vibrações em sons e ruídos e reações químicas em cheiros e gostos específicos. Na verdade, o universo é incolor, inodoro, insípido e silencioso, excluindo-se a possibilidade que temos de percebê-lo de outra forma.

Ballone GJ - Percepção e Realidade in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2005

CARACTERÍSTICAS DASSENSAÇÕES

As sensações podem ser classificadas em três grupos principais: externas, internas e especiais. As sensações externas são aquelas que refletem as propriedades e aspectos de tudo, humanamente perceptível, que se encontra no mundo exterior. Para tal nos valemos dos órgãos dos sentidos; sensações visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis. A resposta específica (sensação) de cada órgão dos sentidos aos estímulos que agem sobre eles é conseqüência da adaptação desse órgão a esse tipo determinado de estímulo.

A ssensações e a o peração por meio da qual as informações relativas a fenômenos domundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagemmental correspondente a elas. Ex: quando vemos uma propaganda de pipoca pensamos no babor do guarana .

Algumas pessoas experimentam sensações decorrentes de mínimas transformações fisiológicas em seusinterlocutores (a impressão é que “advinham emoções”: ex: detectar se a pessoa está mentindo) a emoção afeta a sensação (ex: a pessoa sofre um “bloqueio” devido a um fato tralmatisante que ocorreu em algum momento de sua vida que a impede de ver, recordar etc).

As sensação possui um limiar inferior , variável de pessoa para pessoa, abaixo do qual o estímulo não éreconhecível (a informação é ignorada por que a intensidade do estímulo foi insuficiente para produzir asensação), existe um limiar superior acima do qual ocorrem danos nos mecanismos de recepção dos estímulos ou se atinge um patamar de saturação, as informações em excesso deixam de ser registradas por que o cérebro não consegue administrar a totalidade edescarta uma parte delas, o estado emocional tambem e afetado os limiares da sensação; Ex: quando um individo tem raiva de alguém, um som, um suspiroetc, são registrados com intensidade.

Álcool (e outras substâncias psicoativas) altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos(distância, temperatura etc). Ainda que se tome consciência do estímulo, a reação será inadequada, o estresse aumenta a sensibilidade a ruídos; alteram-se as descrições dos eventos e compromete-se aobservação .Em seu significado preciso, a sensação é um fenômeno psíquico elementar que resulta da ação de estímulos externos sobre os nossos órgãos dos sentidos. Entre o estado psicológico atual e o estímulo exterior há um fator causal e determinante ao qual designamos sensação, portanto, deve haver uma concordância entre as sensações e os estímulos que as produzem.

Quais os fatores que afetam a percepção

O mesmo conjunto de estímulos gera diferentes percepções em diferentes pessoas, cada indivíduo percebe de um jeito diferente ao olhar para um objeto .

Captura visual quando há conflito entre a visão e os demais sentidos, predomina a percepção pelo estimulo visual, experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes, nascrenças e valores, emoções e expectativas envolvendo o estímulo ou as circunstancias que o geram,estes fatores pode estar no observador( altitude, monvimentaçã, interesse, experiência, expectativa ), no objeto ou no alvo da percepção (novidade, movimento, sons, tamanho, senário, proximidade. semelhança) tambem no contexto da situção ( momento, ambiente de trabalho, ambiente social)

3. O que são ilusões perceptivas?

As ilusões perceptivas ocorrem porque o estímulo contém pistas enganosas, que geram percepçõ imprecisas ou impossíveis, as ilusões perceptivas permitem estudar a relação. entre os fenômenos físicos externos e a forma.

A ilusão perceptiva ocorre quando uma pessoa que percepciona atribui aos estímulos significações inadequadas, estabelecendo certa discrepância entre o real e a percepção do mesmo. Na ilusão há um estímulo, a pessoa, por exemplo, vê algo que está distorcido. Ocorre uma interpretação inadequada de um estímulo proveniente da realidade. Ex: uma pessoa mo deserto desidratada ela passa ater ilusão de oasis quando se chega no local só a areia.

4. Quando que a emoção é ativada?

As emoções se originam de circuitos neurais geneticamente munidos que regulam as atividades do cérebro. esta têm início de forma rápida, com curta duração, podendo acontecer automática e involuntariamentariamente, geralmente surgem frente a situações importantes da vida ( medo, vergonha, raiva, ansiedade, felicidade, desprezo, desgosto, amor, tristeza, orgulho, despresão) Estado intenso, de curta duração, geralmente uma reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, acompanhadas frequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com