TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 8

AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Marcionizie Borsatto - RA 4243819179

Profª Eliza G. Rodrigues

Complexo de Ensino Anita Garibaldi - Faculdade Anhanguera

Curso de Direito (1ª fase - Turma A) - Psicologia Forense

23/04/2012

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho compilamos algumas informações acerca das funções mentais apresentadas pelos seres humanos. Buscamos relacionar a função da emoção às demais funções como: da linguagem, da atenção, da memória, do pensamento, da sensação e da percepção. Sabemos que a mente do ser humano é base de estudos há décadas, onde o motivo maior destas pesquisas é a complexidade do seu funcionamento.  É a neuropsicologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, ao pesquisar dados para o trabalho, encontramos diferentes autores explanando suas ideias a respeito de tais funções, foi diante desta junção de informações que o grupo descreveu como cada uma delas influencia em nossos atos.

2 EMOÇÃO

A emoção é aquilo que sentimos de mais profundo, pode ser através do abalo moral ou afetivo, também podemos dizer que é uma perturbação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nosso espírito (pode ser boa ou má notícia, surpresa, perigo). Quando vivenciamos determinados fatos e/ou notícias normalmente resultam algumas emoções imediatas, como chorar, sorrir, lutar, fugir. Quando fugimos de alguém ou alguma coisa, por exemplo, passamos por uma emoção, normalmente o medo, e quando isso acontece ele pode ser visível na face de algumas pessoas. Podemos também perceber a emoção quando uma pessoa recebe uma notícia de uma gravidez desejada ou indesejada, o nascimento de um filho, assistir a uma apresentação ou filme, enfim nosso corpo transparece a emoção, os sentimentos são normalmente demonstrados através de gestos e reações. SOTO (2002, p. 36) elucida um pouco mais a emoção quando explica:

Como em resposta aos estímulos cotidianos ou auto-estímulos psíquicos (ideias, lembranças, emoções), ativar um conjunto de partes, sistemas e conecxões entre a área emocional ou sistema límbrico e as áreas cerebrais indispensáveis para a atenção, percepção, memória, lógica, enfim, um conjunto psíquico denominado mente emocional determinante para entender expressões humanas como personalidade, caráter, temperamento, condutas, decisões e ideias.

Dentro deste contexto podemos dizer que as emoções são relacionadas com atividades cerebrais em áreas relacionadas com a atenção, motivação e comportamento, essas constatações acabam por determinar o que é relevante para os seres humanos em alguns momentos de suas vidas. Na psiquiatria as emoções servem para impulsionar e até elucidar acompanhamento profissional, como tratamentos, de ordem mental, distúrbios de comportamento entre outros fatores. Compreender as emoções também ajudam as pessoas que necessitam de acompanhamento e ajuda profissional para que cada um possa saber lidar com suas próprias emoções.

3 LINGUAGEM

A linguagem tem como definição mais usual, a capacidade de comunicação, que normalmente se dá de forma verbal, (fala), ou seja, a capacidade de articular palavras, a linguagem envolve especialmente a neuropsicologia e a psicologia cognitiva, temos então as questões de aprendizagem e as emoções associadas a linguagem, então, por não ser uma função fácil a linguagem, pois possuem diversos componentes tais como: o processamento fonológico (som das palavras), sintaxe (ordem das palavras) e semântica (significado das palavras), ela não se desenvolve tão rápido.

Caso não se tenha problemas ou lesões cerebrais em áreas responsáveis pela linguagem, podemos citar como exemplo a perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita, por algum tipo de acidente como os vasculares cerebrais, entre outros, problemas estes, também conhecidos como afasia, o ser humano pode desenvolver normalmente a linguagem e a fala.  

Para isso o usuário da linguagem precisa primeiramente perceber símbolos que podem ser representados por sons, imagens ou odores. A articulação da palavra a cada significado pode fazer lembrar objetos, situações, lugares, pessoas entre outros. Dentre as funções do pensamento estão à capacidade de raciocinar e formar conceitos. A restrição ou a expansão do pensamento está diretamente ligada à linguagem. Podemos então dizer que o pensamento e a linguagem formam a base do processo de comunicação, bem como pode ser atingida, acelerado ou retardado por questões emocionais.

4 ATENÇÃO

Nos casos de falta de atenção, percebe-se que diversos fenômenos podem contribuir, dentre eles, a compreensão do que está acontecendo ou que está sendo falado. Segundo Guimarães (2008):

A atenção é um mecanismo que permite a fixação de alguns estímulos e a organização das informações para o processo de tomada da decisão. É seletiva já que foca alguns estímulos e descarta os demais (estímulos constantes são ignorados e, portanto, não participam do processo decisório). Esta função mental é influenciada pelas necessidades, motivações, interesses, personalidade e cultura de cada ser humano. O objetivo desta função é o prazer e medo. Também podemos destacar que para se alcançar a atenção de algo, dependerá da intensidade da coisa, do movimento que a envolve e se há repetição da ação.

Neste contexto, Guimarães deixa o entendimento que a atenção é uma das funções mais envolvidas com as funções mentais, deixar de termos interesse e motivação para o desenvolvimento de alguma tarefa pode estar relacionado com a falta de atenção, neste ponto gostaríamos de apontar nosso entendimento de qua a atenção passa a fazer parte também da aprendizagem, portanto quando não estamos atentos afetamos de certa forma o desenvolvimento intelectual.

A atenção faz diferença na tomada de decisões, pois o indivíduo necessita compreender e aprender. A dificuldade de aprender gera entre outras emoções a frustração, a inquietação, a ansiedade e até mesmo sentimentos depreciativos de si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com