TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal Feminino No Brasil

Artigo: Futsal Feminino No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

FUTEBOL FEMININO NO BRASIL : DIFICULDADES , FALTA DE INCENTIVO E PRECONCEITO

O INICIO DO FUTEBOL FEMININO TEM VÁRIAS VERSÕES,ENTRETANTO,INSTITUCIONALMENTE ELE SE DEU EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980,CONFORME SALLES et al .(apud DARIDO,2002).A PRÁTICA DO FUTEBOL DE SALÃO FEMININO FOI AUTORIZADA PELA FEDEREÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO(FIFUSA) EM 23 DE ABRIL DE 1983(TEIXEIRA,1992).

O FUTSAL,ASSIM COMO O FUTEBOL,TEVE SUA ORIGEM A PRÁTICA PARA HOMENS POR SER UM ESPORTE DE CARACTERÍSTICAS RUDES,VIOLENTAS,DE FORÇA,VELOCIDADE E RIGIDEZ,PORTANTO,A MULHER QUE TIVESSE EM SEUS HÁBITOS A PRÁTICA DE ESPORTES COM TAL CARACTERÍSTICA SERIA ''MAL VISTA'' PELA SOCIEDADE,UMA VEZ QUE ELA PERDERIA SUAS CARACTERÍSTICAS FEMININAS(BARBIERI,2009).

NO PRINCIPIO AS MULHERES IAM AOS ESTÁDIOS PARA ''TORCER'' LEVANDO UM PEDAÇO DE PANO PARA ALIVIAR A TENSÃO,COM O HÁBITO FICARAM CONHECIDAS COMO TORCEDORAS.COM A EXPANSÃO DO ESPORTE NO DECORRER DO TEMPO ELAS SAÍRAM DAS ARQUIBANCADAS E PASSARAM A PRATICAR O ESPORTE(ECOTEN;CORSETTI 2010).

MAS ENCONTRARAM BARREIRAS QUE AS IMPEDIAM DE PRATICAR O FUTEBOL COMO : FALTA DE INCENTIVO , PRECONCEITO ,DISCRIMINAÇÃO ,FALTA DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS . ISSO SE ENCONTRA ATÉ HOJE NO FUTEBOL FEMININO E TAMBÉM A ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DA MODALIDADE COM A HOMOSSEXUALIDADE.

ALGUNS FATORES INFLUENCIARAM O ATRASO DA MULHER NO FUTEBOL A QUESTÃO DE PREJUDICA-LÁ BIOLOGICAMENTE.UM ESTUDO DIRIGIDO POR JUNIOR E DARIDO,(2002) MOSTRA UM ESPECIALISTA CHAMDO BALLARYNI DE 1940, ACREDITAVA QUE O FUTEBOL ERA VIOLENTO E PODERIA CAUSAR DANOS NO APARELHO REPRODUTOR DA MULHER E ,AINDA,QUE O FUTEBOL MASCULINIZASSE SEU CORPO .

MÉDICOS ESPECIALISTAS ALEGAVAM QUE O ESPORTE COMPROMETIA A SAÚDE E OS ÓRGÃOS REPRODUTORES FEMININOS(VENTURA E HIROTA,2007).PENI (1983) CONTESTA ESSE ARGUMENTO DIZENDO QUE NÃO POSSUI NENHUM FUNDAMENTO CIENTÍFICO,ALEGANDO QUE O ÚTERO E DEMAIS ÓRGÃOS ESTÃO MUITO BEM PROTEGIDOS . PENI (1983) DEFENDE AINDA QUA A MULHER NÃO PERDE SUA FEMINILIDADE ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA .

O BRASIL É REPRESENTADO COMO O PAÍS DO FUTEBOL . SEJA JOGANDO OU COMO ESPECTADOR A GRANDE PARTE DOS BRASILEIROS É APAIXONADA PELO FUTEBOL(PAULA,2009).MAS O FUTEBOL FEMININO NO BRASIL NÃO TEM O MESMO APOIO QUE O FUTEBOL MASCULINO TEM COMO : PATRIOCINOS , O INCENTIVO A MODALIDADE NA INFÂNCIA ,O INTERESSE DOS CLUBES BRASILEIROS INVESTIMENTOS FINANCEIROS .

NO BRASIL UM DECRETO Nº 3.199 ARTIGO 54 , PROIBIU A MULHER DE PRATICAR ALGUNS ESPORTES TAIS COMO : LUTAS,POLÓ AQUÁTICO,RUGBY,HALTEROFILISMO,BASEBALL,FUTEBOL DE SALÃO E FUTEBOL DE PRAIA . PORÉM,EM 08/01/1983 FOI FEITA A LIBERAÇÃO DE SUA PRÁTICA PELA CND(CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DESPORTO).COM ESSA PROIBIÇÃO ATRASOU CRESCIMENTO DA MULHER NO FUTEBOL NO BRASIL .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com