TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: Futsal feminino na universidade

Por:   •  10/12/2018  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

OLIVEIRA, Sara Duarte de. Futsal feminino na universidade: Relaçoes com as questões de gênero e sexualidade. Rio Grande. 5 p.

Este é um artigo muito interessante escrito por Sara Duarte de Oliveira,  graduanda no curso de Educação Fisica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  A obra busca os contextos presentes nas práticas de futsal feminino no ambiente da FURG. Existe também uma discussão entre gênero e sexualidade no futebol, abrangendo assuntos como preconceito sofrido pelas mulheres praticantes deste esporte que é rotulado como um esporte masculino.

O artigo e dividido em 6 topicos , são eles: Introdução, O genero, a sexualidade, o futebol que faz uma breve discução sobre o preconceito envolvendo fatos historicos, Metodologia, A midia, a influencia, as dificuldades e a carreira que tras a importancia da midia tanto para propagar o preconceito quanto dificultar a carreira de uma atleta e por fim a conclusão e as referencias bibliograficas. Alem de um resumo.

A problematica central do artigo é o preconceito que as mulhers sofrem por praticarem o futebol. O futebol, infelizmente e visto culturalmente, como algo masculino, este fato dificulta e muito as mulheres que praticam este esporte. A autora mostra alguns fatos historicos que infatizam a hegemonia masculina e a discussao entre “coisa de menina e coisas de menino”. Isto eh muito comum em nossa sociedade que grande parte eh machista e conservadora.

Ao longo da pesquisa foi aplicada uma entrevista com algumas perguntas especificamente para mulheres que praticam futebol em um projeto de extensão na FURG. Com o intuito de analisar se essas sofrem ou sofreram algum tipo de preconceito por praticarem esta modalidade esportiva. O resultado da pesquisa  deixa claro que nossa sociedade continua com uma configuração machista e que as mulheres ainda não tem seu espaço dentro do futebol. A midia tem papel fundamental para acabar com este preconceito, mas como tras a autora, a midia em certa epoca acabou prejudicanto, rotulando o esporte como masculino. Hoje em dia a midia continua prejudicando as mulheres, quando a televisão não oferece a mesma visibilidade entre homens e mulheres na pratica do futebol.

Baseado em todas essas informações e argumentos, uma solução plausivel para combater esses preconceitos esta na escola, onde os professores de educação  fisica tenham papel fundamental em não fazer distinções do tipo “esporte para menina e esporte para menino”. E tambem tirarmos o ideal machista produzido pela mida e pela sociedade que há esportes para cada sexo.

Este artigo critico tem como tema central uma discussão de extrema importancia não so para estudantes na graduação em educação fisica mas tambem para sociedade em geral. Assim fica facil recomendar a leitura desta obra.

Mario Landir Noguez Neto, discente em Educação Fisica, FURG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com