TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal feminino - rompendo preconceitos

Por:   •  31/8/2017  •  Monografia  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

TCC1 EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 1]

Rita de Cássia Braga Pereira R.A.:1571206539

TEMA/TÍTULO:

FUTSAL FEMININO: ROMPENDO PRECONCEITOS E CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  1. PROBLEMA

Ao se falar da problemática de gênero nos esportes, uma das discussões têm sido associadas ao feminismo esportivo, que teve seu surgimento em resposta à dominância masculina nesta área e à marginalização das experiências femininas nas atividades físicas pela sociologia esportiva. (DEVIDE, 2005). Outro ponto a ser considerado é a identidade de gênero. Todo individuo tem um conjunto de convicções pelas quais se considera socialmente o que é masculino ou feminino. Para o psicólogo americano Robert Stoller, o “sentimento de ser mulher” e o “sentimento de ser homem”, ou seja, a identidade de gênero era mais importante do que as características anatômicas (STOLLER, 1968). Isto se constrói em nossa socialização a partir do momento da rotulação do bebê, enquanto menina ou menino e os comportamentos esperados condizentes a ele (GROSSI, 1998).

De que forma pode-se aplicar o futsal, salientando a inclusão das meninas e meninos de modo homogêno e quais procedimentos usar para a prática no ensino médio?

  1. OBJETIVO GERAL

Determinar de que forma pode-se aplicar o futsal, salientando a inclusão das meninas e meninos de modo homogêno e quais procedimentos usar para a prática no ensino médio.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

-Verificar ás diferenças existentes no ensino do futsal feminino e masculino nas escolas, procurando minimizar possíves diferenças.

- Identificar o grau de socialização e interação dos alunos nas aulas de futsal dentro da discplina de educação física no ensino médio.

- Apresentar uma forma de motivar as alunas com o futsal e romper preconceitos.

  1. JUSTIFICATIVA

Este estudo se justifica pela falta de ênfase no incentivo à prática de futsal para as meninas.

Espera-se compreender os motivos e modificá-los, a ponto de esclarecer que todos os esportes podem e devem ser praticados por todos os gêneros.

Romper preconceitos, instigar a prática e o respeito de todos para com as alunas que praticam esta modalidade, incentivando a organização de campeonatos e esclarecimento para todos os alunos sobre o assunto.

REFERÊNCIAS

BRASIL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9394/96.

BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Brasília: MEC/SEF, 1997

ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,1998.

ANJOS, Gabrielle dos. Identidade sexual e identidade de gênero: subversões e permanências. Sociologias, Porto Alegre, n.4, 2000.

DEVIDE, Fabiano Pires. Gênero e mulheres no esporte: história das mulheres nos jogos olímpicos modernos. 1 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com