TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASQUETE FEMININO: BASQUETE FEMININO NO BRASIL

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

BASQUETE FEMININO:

BASQUETE FEMININO NO BRASIL

                           

                                                          Ellen Caroline                    

                                                                                 Oldari Cheipiron Santana

                                                                     Patrícia Santana

                   

                   

                               

                                   

                

Resumo    

Este trabalho trata sobre a historia do Basquete Feminino e sua inserção no Brasil, bem como as características do jogo dimensões e marcações da quadra regras, pontuações do jogo. Trata  do reconhecimento principais jogadoras que fizeram história dentro e fora do Brasil virando assim ícones e base da Seleção Brasileira de Basquetebol  Feminino. O desenvolvimento do esporte no Brasil; e as Conquistas da Seleção Feminina, por fim, a conclusão.

Palavras-chave: Basquete Feminino. Destaques do Esporte.

1 INTRODUÇÃO

        

O esporte basquetebol foi criado pelo professor de educação física James Naismith em 1891.O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.

 Precedente aos assuntos desenvolvimento do jogo, dimensões da quadra e basquetebol feminino é de suma importância salientar o papel da mulher  na sociedade.Alguns tempos atrás em um passada não muito distante  e que causa uma luta por igualdade até os dias atuais , a  mulher era criada para  cuidar de marido e filhos  ou seja viviam em função do homem.

     Porém com o passar do tempo essa realidade vem mudando com mulheres ocupando cargos  e se destacando nos esportes com visão de outras pespectivas aonde as mulheres vêem ao longo do tempo ocupando espaço na sociedade atraves do esportes sendo um deles o basquete.

Na cocepção do criador do basquete James Naismith o basquetebol foi um esporte criado que se adequava perfeitamente ao sexo feminino isso no ano de 1891 ,mas as mulheres só começaram a praticar o esporte em 1892.

2  DESENVOLVIMENTO  DO JOGO

        O basquetebol tem como objetivo lançar a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar.

Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados.

O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.

Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado (ou quicado), passe de ombro e passe por cima da cabeça.

Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump. As chamadas "enterradas" ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto.

Note que os jogadores não podem dar mais de três passos com a bola nas mãos. Antes disso, ele deve passar para o colega do time.

3.  DIMENSÕES E MARCAÇÕES DA QUADRA

O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre. As dimensões são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. No mínimo ela apresenta um comprimento de 26 metros por 14 metros de largura.

[pic 1][pic 2]QUADRA DE BASQUETEBOL E SUAS MARCAÇÕES

Linhas Laterais: delimitam o espaço de jogo.

Linhas Limites: também delimitam o espaço de jogo, no entanto, estão localizados atrás dos cestos.

Linha Central: localizada bem no meio da quadra, ela divide o espaço total em dois iguais.

Círculo Central: acima da linha central está um círculo desenhado bem no meio da quadra que possui cerca de 3,6 metros de diâmetro.

Linha de 3 pontos: linha circular localizada a 6,75 metros de cada cesto. Recebe esse nome pois os lances desse local valem 3 pontos.

Linha de Lance Livre: localizada mais próxima do cesto e de maneira frontal os jogadores lançam a bola.

4   BASQUETE  FEMININO NO BRASIL

Em 1892 as mulheres começara a praticar o basquete mas só em 1896 foi realizada a primeira partida de basquete feminino a modalidade feminina foi inserida pela professora de educação física Senda Berenson (1868-1954). Foi também em 1896 que o esporte chegou ao Brasil.

O Basquetebol teve iniciada sua prática no Brasil nesse mesmo ano , no Mackenzie College , instituição de ensino anglo-americana, situada na cidade de São Paulo – SP, através do professor norte-americano Auguste Farnham Shaw. Inicialmente o novo esporte foi praticado por mulheres, alunas internas do Mackenzie e, logo a seguir, pelas alunas do Instituto de Educação Caetano de Campos, também na cidade de São Paulo. Este início ajustou-se às concepções de James Naismith, criador da modalidade, que considerava o basquetebol um jogo perfeitamente adequado ao sexo feminino. Tanto é, que as duas primeiras publicações sobre o basquetebol no Brasil foram dirigidas particularmente às mulheres. O primeiro artigo sobre o tema foi editado em 1905 no Brasil, publicado na então existente “Revista do Ensino” de autoria de Carolina G. Smith. O texto apresentava as origens e as regras do jogo de basquetebol, bem como enaltecia os benefícios que a modalidade de esporte proporcionava às mulheres. Em 1911, o mesmo artigo foi impresso em folheto pela Editora Siqueira, Nagel & Cia. Em 1915, Estevan Lange Adrien e José Campos Camargo publicaram o livro “Jogos Gymnasticos”, o qual apresenta as regras e regulamentos do jogo de basquetebol, orientadas especificamente para o público feminino. Diante destes fatos, Moacir Daiuto (1991) confirma que o basquetebol, por ser um jogo cuja natureza inibe os empurrões e o maior contato físico, realmente tenha se apresentado como ideal para o sexo feminino. A mesma fonte – hoje clássica no basquetebol brasileiro – cogita que a difusão do jogo foi ligeiramente prejudicada em algumas partes do mundo, justamente em razão de ter sido considerado um “esporte para moças”. Desde então, muitas tentativas foram feitas no Brasil, assim como em outros países, no sentido de alterar as regras que prevalecem no jogo feminino em relação ao masculino. A diminuição da altura do aro, por exemplo, teria o propósito de deixar o jogo mais atraente tanto para as praticantes quanto para os espectadores. As propostas ainda encontram resistências e, portanto, as mulheres continuam jogando em nosso país e em qualquer parte, de acordo com as regras da Federação Internacional de Basketball – FIBA, utilizando a mesma regulamentação das equipes masculinas, incluindo o tamanho e peso da bola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (112.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com