TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum B- Comunicação Nas Empresas

Monografias: Fórum B- Comunicação Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 4: Recursos Coesivos e Fatores de Coerência

Sobre a aula 4, vi as definições de coerência e o quanto ela é importante na comunicação e na elaboração de textos. Um texto coerente evita transtornos de incompreensão, mal-entendido e eventuais falhas na comunicação. A coerência, segundo Ingedore Koch, é organizada em quatro tipos: Coerência semântica que refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência; Coerência sintática que refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes etc; A coerência estilística vem da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto. Na maioria das vezes, esse tipo de coerência não chega a perturbar a interpretabilidade de um texto; e por fim, coerência pragmática onde podemos dizer que esse tipo de coerência é verificado através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado às conversações. Um texto pode ser incoerente em determinada situação se seu autor não consegue estabelecer um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário etc.). Pode-se concluir, por esse motivo, que um texto coerente é aquele que é capaz de estabelecer sentido. Por isso, a coerência é entendida como um princípio de interpretabilidade.

Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. A coesão textual é facilitada pela utilização de conectivos, como preposições e conjunções. Segue abaixo alguns exemplos:

Adição: Também, e, ainda, não só, mas também, além disso;

Proporção: À medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que;

Conformidade: Como, segundo, conforme, consoante;

Condição: Se, caso, desde que, contanto que;

Finalidade: Para que, a fim de que, com o objetivo de, com o intuito de.

Aula 5: Técnicas de Redação Empresarial

Na aula 5 conclui que a cada dia, e-mails e relatórios são enviados com inúmeros erros gramaticais de concordância e, principalmente, problemas na inserção de ideias, dificultando a compreensão da mensagem que deseja passar.

Toda produção textual deve ser cercada de cuidados, principalmente quando há negócios envolvidos. Relatórios, e-mails, memorandos, apresentações e contratos são documentos de grande importância, e erros podem ter reflexo direto na lucratividade e no crescimento da empresa. A aula apresenta e explica todas as estruturas textuais essencias para se fazer um bom texto. ( parágrafos, desenvolvimento e conclusão). Vi como se fazer um bom resumo e paráfrase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com