TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE ESTOQUES

Por:   •  29/8/2015  •  Abstract  •  14.815 Palavras (60 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 60

GERENCIAMENTO DE ESTOQUES

Conceituando Estoques

Estoques são todos os bens, mercadorias, materiais, mantidos por uma empresa para suprir demandas futuras.

O estoque é uma quantidade de mercadorias, suprimentos ou materiais que uma empresa encomenda ao fabricante ou distribuidor,que é posteriormente estocada, para atender às suas vendas, fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção e atender suas necessidades internas.

Geralmente os estoques são separados em três categorias:

Matérias Primas - São estoques adquiridos pela empresa e que serão utilizados na fabricação de produtos.

Produtos em elaboração - São produtos parcialmente acabados que se encontra em um estágio intermediário do processo produtivo.

Produtos Acabados - Materiais/Produtos já fabricados, estocados e prontos para venda.

Podendo também ser separados em:

Estoques de materiais administrativos - São materiais de aplicação geral, como lápis, caneta, papel, etc.

Material para reposição - São materiais para uso constante ou reposição quando há avaria ou desgaste normal.

Os estoques têm duas funções básicas: alimentar a produção ou suprir as vendas. Os estoques na produção visam permitir produção sem paradas - eliminando riscos de paradas na produção decorrente de problemas no abastecimento – e melhorar a eficiência do processo produtivo – permitindo períodos mais longos de produção, considerados mais eficientes.

Na função de suprir as vendas, os estoques visam atender as flutuações da demanda e, por conseqüência, melhorar o nível de serviço ao cliente.

[pic 1]

É importante que as empresas, por intermédio de seus proprietários, gerentes e administradores comecem a perceber que a finalidade dos estoques em qualquer organização é amortecer as conseqüências das incertezas do mercado consumidor e, consequentemente, dos impactos que eles ocasionam no atendimento aos seus clientes.

Manter estoque em excesso e/ou desnecessariamente é um pecado extremamente mortal, haja vista o volume de dinheiro investido, não somente na matéria prima/produto acabado/produto, mas também no local para armazenagem, podendo gerar perdas significativas para sua empresa.

Esses conceitos iniciais são fundamentais para que você perceba que tem que haver um equilíbrio muito grande entre o estoque existente dentro da sua empresa e a demanda pelos produtos de sua empresa.

É em busca deste equilíbrio que vamos trabalhar a partir de agora.

Para começar a mexer com a sua cabeça e com a sua empresa, gostaríamos que respondesse a algumas perguntas antes de avançarmos no nosso Curso.

Vamos a elas.

Qual é o valor do estoque de sua empresa?

Baseado neste valor, ele corresponde a quantos por cento do faturamento de sua empresa?

Qual é a avaliação que você faz deste percentual em relação ao faturamento?

Não sabemos se ficou satisfeito ou não com os percentuais encontrados, mas no decorrer deste Curso você poderá fazer uma análise mais detalhada destes valores.

Após estes conceitos iniciais, vamos contar uma pequena história que na realidade acontece com muitas empresas e que vai nos auxiliar no entendimento da proposta do nosso Curso a partir dos fatos relatados. Esta história vai se desenrolar no decorrer dos assuntos abordados, para que você possa fazer um paralelo entre a teoria e a realidade de algumas empresas.

Empresa "Tem de Tudo Material de Construção"

O Sr. Salgado é proprietário da empresa Tem de Tudo Material de Construção que comercializa produtos e materiais para construção e reforma de residências e de prédios

Ao longo de vários anos de atividades, o Sr. Salgado sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas e nos últimos anos sua empresa vem tendo problemas na gestão de seu fluxo de caixa devido principalmente à falta de recursos financeiros para pagamento das dívidas contraídas.

Um dos principais problemas de sua empresa é a falta de recursos financeiros para pagamento das dívidas contraídas, sendo grande parte delas com fornecedores.

Neste último ano, o Sr. Salgado vem fazendo um alto investimento em compras de mercadorias para formação do estoque da loja, e conseqüentemente, gerando um "contas a pagar" bastante elevado em relação ao volume de vendas o que compromete a lucratividade da empresa.

Dentro de sua empresa não há um controle eficaz do estoque, embora ela fosse informatizada.

O Sr. Salgado não sabe corretamente o valor do estoque de mercadorias existente na loja e no depósito .

As compras são realizadas por ele sem critérios e também mantém como fornecedores aqueles que sempre o atenderam nos últimos anos, não se importando em pesquisar outras fontes de fornecimento . Sua relação com eles é mais por amizade do que por profissionalismo.

Diante dessa situação, a empresa vem utilizando de desconto de títulos e cheques para honrar seus compromissos, mas são insuficientes para cobrir todas as despesas.

Mas ele quer reverter essa situação e está disposto a mudar seus procedimentos de compras e de controle de estoque. Vamos ajudá-lo nesta empreitada?

Muitos destes problemas levantados pelo Sr. Salgado podem estar acontecendo com a sua empresa ou a de um conhecido seu. A saída para estes problemas iremos dar no decorrer do nosso Curso. Temos certeza que resolveremos a questão de gestão dos estoques.

O final desta história do Sr. Salgado será sempre trágico e previsível se ele não tomar algumas medidas para resolver o problema da falta de recursos financeiros de sua empresa. Vamos ajudá-lo?

Neste intuito, vamos fazer um rápido comentário sobre a história contada até aqui da empresa do Sr. Salgado.

Como foi relatado a sua ação de manter um estoque elevado de mercadorias, aumentou as despesas com pagamento de fornecedores comprometendo de forma significativa o caixa da sua empresa. Mas devemos ter cuidado, pois existe o outro lado-se o reduzirmos exageradamente, sua empresa não terá nada para vender.

Na falta de mercadorias, encontramos um termo muito utilizado que se chama Ponto de Ruptura, ou seja, o momento da falta do produto na prateleira para atender às necessidades dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (507.8 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com