TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DA QUALIDADE

Trabalho Universitário: GESTAO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Modelo de Excelência da Gestão® é o resultado da busca constante das organizações por melhorias em seus resultados e processos, pois fatores como a globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica, exigências dos mercados consumidores exigiram uma mudança na forma de gerenciar um negócio.

A grande quantidade de modelos e ferramentas de gestão dificultou o entendimento e o processo de escolha dos dirigentes de organizações na hora de aplicar um processo de gestão.

Por volta de 1980 os Estados Unidos viram a necessidade de um conjunto de conceitos capazes de orientar suas organizações ao alto desempenho. A consultoria MacKinsey fez um estudo com as empresas consideradas de “Classe Mundial”, esses estudos resultaram no modelo de reconhecimento das organizações através de prêmios como o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA), nos EUA, e, no Brasil, o Prêmio Nacional da Qualidade.

DESENVOLVIMENTO

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está baseado em conceitos estruturados e critérios relacionados a excelência em gestão, onde a característica mais importante é ser um modelo sistemático. O MEG® utiliza o conceito de aprendizado de acordo com o ciclo de PDCL – Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (Aprender).

O MEG® estabelece uma orientação integrada para gerenciar uma organização e considera vários elementos da empresa e das partes interessadas, fazendo uma interação harmoniosa e balanceada nas estratégias. Um modelo de MEG® é composto por ferramentas e práticas de gestão que ajudam a empresa a atingir a excelência.

Os modelos de gestão variam de acordo com as organizações de premiação de qualidade de cada país, por exemplo:

• Malcolm Baldrige National Quality Award – América do Norte

• Fundação Nacional da Qualidade – Brasil

• Fundação Européia da Qualidade – Europa

• Japan Quality Award – Japão

• South Africa Quality Award – África do Sul

• Singapure Quality Award - Cingapura

• Australia Quality Award – Austrália

O Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ baseia-se em 11 Fundamentos da Excelência, e seus conceitos são reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial.

Fundamentos da Excelência

1. Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações entre os diversos componentes de uma organização.

2. Aprendizado Organizacional: Busca de um novo patamar de conhecimento para a organização.

3. Cultura de Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

4. Liderança e Constância de Propósitos: Atuação de forma aberta, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, e relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

5. Visão de futuro: Compreensão dos fatores que afetam a organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com