TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DA QUALIDADE

Ensaios: GESTAO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

A EMPRESA

A empresa escolhida para este trabalho de pesquisa sobre Gestão da Qualidade foi Volkswagen do Brasil, pois um integrante do grupo trabalha nesta automobilística, sendo assim pudemos ter mais acesso as informações sobre o tema pesquisado.

O funcionário entrevistado para coleta de dados foi o preparador de projeto da área de Ferramentaria Paulo César Reis, que trabalha diretamente com a Gestão da Qualidade nesta área da empresa, desenvolvendo Instruções e Procedimentos de trabalho, realizando auditorias de housekeeping e processo e em fornecedores externos, trabalhando também com os custos da qualidade. É uma atividade bem intensa, pois exige um contato com todos os departamentos da Ferramentaria.

2.1 Localização e segmento

A empresa está localizada na Via Anchieta km 23,5 – Demarchi, São Bernardo do Campo.

É uma montadora automobilística de grande porte, sendo muito conceituada no Brasil e no mundo.

2.2 Missão da empresa

A Volkswagen do Brasil é uma fabricante de veículos de alto volume orientada para a qualidade, satisfação do cliente, inovação e responsabilidade socioambiental.

Concentramos nossos esforços em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores e à sociedade.

2.3 Visão da empresa

Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentável.

2.4 Valores da empresa

Esta empresa tem como valores proximidade ao cliente, alta performance, adicionar valor, renovação, respeito, responsabilidade e sustentabilidade. Todos esses valores são muito importantes, tanto que esta é uma empresa que se mantém firme no mercado até hoje.

3 Estudiosos de qualidade

3.1 Armand V. Feigenbaun

Armand Feigenbaun é reconhecido como um dos gurus do conceito da Qualidade Total, por disseminar pelo mundo a importância de ferramentas de gestão pela qualidade desde meados da década de 50. A principal proposta de Feigenbaun está em fazer com que as organizações migrem do gerenciamento baseado apenas em ativos tangíveis para uma compreensão mais ampla, que compõe como fator determinante a capacidade de inovação, inclusive do próprio gerenciamento, maximizando o “valor” do ativo gerencial da organização, extraindo os valores de ativos intangíveis, como o valor da marca e de melhorias de processos. O autor quer mostrar, enfim, que importa mais a qualidade da gestão e não a sua quantidade. Afinal, nem sempre os sistemas são adotados pelas empresas de modo adequado. Muitas vezes, quando em grande número, acabam até por entrar em conflito entre si

Feigenbaun é reconhecido como pioneiro no estudo dos custos da qualidade. As suas maiores contribuições para o ensino da qualidade são os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais.

Os 19 passos para a melhoria contínua:

1. Definição de Controle de Qualidade Total.

2. Qualidade versus qualidade.

3. Controle.

Estabelecer padrões de qualidade.

Avaliar a conformidade a esses padrões.

Atuar quando os padrões são excedidos.

Planejar para as melhorias nos padrões.

4. Integração.

5. A qualidade aumenta o lucro.

6. A qualidade é esperada e não desejada.

7. Os recursos humanos produzem impacto na qualidade.

8. O CQT se aplica a todos os produtos e serviços.

9. A qualidade é uma atenção total ao ciclo de vida do produto ou serviço da empresa.

10. Controlando o processo.

11. Definir um sistema de Controle da Qualidade Total.

12. Benefícios.

13. Custo da qualidade.

14. Organize-se para o Controle da Qualidade.

15. Facilitadores da qualidade e não policiais da qualidade.

16. Comprometimento contínuo.

17. Utilize ferramentas estatísticas.

18. A automação não é uma panacéia.

19. Controle de Qualidade na fonte.

Os Quatro Pecados Mortais Segundo Feigenbaun:

1. Interesse inicial Pela Qualidade levado de Maneira oportunista;

2. Racionalização de Desejo;

3. Negligenciar uma Concorrência;

4. Confinamento da Qualidade somente na Fábrica.

3.2 Philip Crosby

Trabalhou na ITT e é conhecido pela frase: "A qualidade é grátis." O livro assim denominado teve tanto sucesso que Crosby estabeleceu a sua própria consultora e fundou um colégio para a Qualidade, na Florida. Os dois pilares das suas obras são o "fazer bem à primeira" e a filosofia de "zero defeito” (pressupõe que a empresa não parte do princípio de que vai haver erros de fabricação). A sua definição de qualidade é a conformidade com os requisitos da empresa, por sua vez, conformes com os dos clientes. Uma mensagem simples acompanhada de números irrefutáveis. Philip Crosby está associado aos conceitos de “zero defeito” (lançada em 1961) e de “fazer bem à primeira vez”. Em sua opinião, a qualidade significa conformidade com especificações, que variam consoante a empresa de acordo com as necessidades dos seus clientes. O objetivo é ter zero defeito e não produzir suficientemente bem. Essa meta ambiciosa irá encorajar as pessoas a melhorarem continuamente.

Crosby

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com