TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DA QUALIDADE

Monografias: GESTAO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

De acordo com Drucker (2003),a eficácia é a chave para o sucesso de uma organização. Assim, fazendo uma ponte entre esta afirmação com a gestão da organização é possível observar esta mesma lógica na empresa citada. A empresa analisada utiliza alguns métodos específicos de qualidade na empresa, para coletar informações averiguar o crescimento da empresa e transmitir um feedback entre Diretoria,Funcionários e pacientes ,podemos citar com exemplo a Análise de Indicadores, Acompanhamento das Não-Conformidades, Reunião de Análise Crítica, Plano de Treinamentos, Ações preventivas,Produtos e afins. Apesar da preocupação apresentada pelo Laboratório Tarcisio Moura, em todos os âmbitos anteriormente citados, é constatada através dos indicadores (pesquisa em loco) de metas semestrais, algumas oscilações em alguns pontos onde pode representar problemas na qualidade. Em contrapartida, em outros itens podemos visualizar estabilidade e crescimento dos indicadores (analisados pelos gestores), o que deve ser satisfatório para a empresa levando em conta que, segundo a meta desejada, foi atingida.

São também inclusos no cronograma da empresa o Dia da qualidade onde são debatidos e divulgados em todos os níveis assuntos referentes a qualidade, Palestras a vizinhança, Dia do 5S, Informações divulgadas no Portal (Intranet) e Murais da empresa. De acordo com Silva (1996), “o 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o ambiente de qualidade”. De acordo com Campos (1992), “o 5S promove o aculturamento das pessoas a um ambiente de economia, organização, limpeza, higiene e disciplina, fatores fundamentais à elevada produtividade”. Tendo em vista uma visualização satisfatória em como se reflete de maneira qualitativa na presa a gestão da qualidade, faz parte do processo de análise o envio de indicadores mensais feitos pelos departamentos e quando se necessário esses indicadores serão avaliados por diretores e gerentes, afim de verificar se os objetivos de qualidade foram atingidos contento segundo a política de qualidade adotada. Com isso, é possível verificar o grau de satisfação dos clientes, a porcentagem de reclamações dos clientes, oportunidades de melhorias identificadas, resultados precisos para entrega dos exames

Dessa forma é possível analisar todas as fases do fluxo dos processos e sua eficiência e eficácia. Cada um com suas respectivas particularidades. Por exemplo, no processo de entrega de resultados, os exames são analisados fielmente verificando se não ocorrerá nenhuma reclamação por parte do cliente ou Não-Conformidade respectiva a tal procedimento na entrega do resultado.. É possível identificar um resultado de qualidade, seguro e eficaz. Contamos também com o índice de reclamações que se trata da pesquisa de satisfação em foco, no qual não obtivemos acesso. Está em fase de implantação mais profunda um relatório de indicadores de pesquisa de satisfação padrão, para demonstrações.

O Laboratório Tarcisio Moura é uma empresa de análises clinicas que serve como material de estudo para essa pesquisa, conta com um departamento de qualidade que tem como objetivo o melhor desempenho dos processos organizacionais da empresa em todos os níveis e departamentos. Esse processo se da em etapas que é feito inicialmente quando a matéria prima utilizada é analisada pelo Controle de Qualidade, para verificação da qualidade do material como especificações técnicas, verificação de componentes se está conforme com os padrões exigidos pelo laboratório, se estão anatomicamente corretos,se os materiais utilizados nos exames em geral estão devidamente alocados nos seus respectivos lugares entre outros, e após o material ser colhido ele segue para o DQ(departamento de qualidade) para a realização dos testes cabíveis conforme exigências estipuladas, isto assegura a segurança e eficácia dos procedimentos e materiais.

A busca por certificações de sistemas de qualidade faz parte dos investimentos futuros do Laboratório, que procuram as melhores práticas do mercado. Atualmente, empresas certificadas são consideradas possuidoras de um diferencial competitivo diante da concorrência (ROTH, 1998).

O mesmo, assegura a partir da aplicação de tecnologia e conhecimentos usados que os resultados produzidos reflitam, de forma fidedigna e consistente, testificando que não representem o resultado de alguma interferência no processo, a informação produzida deve possibilitar a determinação e a realização correta do diagnostico e com isso,ganhar a confiança dos seus. Um sistema de Gestão da Qualidade implementado, proporciona à empresa uma estrutura que lhe permite a identificação de eventuais problemas ou desvios de processos, com agilidade tal para que possam ser corrigidos antes que interfiram na qualidade dos seus serviços, de forma que estes sejam cada vez melhores. Para tanto é necessário que se defina uma política de atuação e que as atividades produtivas sejam planejadas e executadas de acordo com essa política. Também é indispensável, que cada membro da equipe seja devidamente capacitado para o desempenho de sua função. A partir de então deve ser feito o monitoramento da produção para que, no caso dos resultados obtidos não sejam aqueles planejados, seja feita a sua correção, e como consequência disto, o aumento da eficácia e produtividade e, consequentemente, da satisfação dos clientes, que deve ser o objetivo principal das organizações.

Desta forma, foi estabelecida a seguinte política da qualidade no laboratório Tarcisio Moura:

“Oferecer serviços de diagnóstico laboratorial com qualidade que satisfaça as necessidades de nossos clientes, a partir da aplicação de tecnologia e conhecimentos atualizados, disponibilizados pela parceria com fornecedores e pelo permanente desenvolvimento profissional de todos os membros da equipe. Esta política é sustentada e monitorada

por um sistema de gestão da qualidade que promove sua melhoria continua, agregando valor aos laudos por nós emitidos”

Uma das estratégias para a qualidade da empresa, é a formulação de metas operacionais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com