TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Artigo: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

1.0 CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Max Weber (1864-1920) foi um visionário sociólogo alemão que enxergou a necessidade, valores e crenças dos colaboradores.

Weber desenvolveu algumas teorias que são usadas até os dias de hoje dentro dos recursos humanos.

Ação racional com relação a fins: usando cálculos para obter resultado.

Ação racional orientada por valores: ações orientadas por seus valore determinados.

Ação afetiva: é uma ação baseada na emoção uma ação irracional.

Ação tradicional: basicamente relacionada aos costumes e hábitos é uma ação menos consciente totalmente irracional.

Weber procurava entender o individuo, suas ações e suas religiões. O sociólogo também afirma que a burocracia acontece nas instituições políticas, religiosas e privadas.

Podemos dizer que a burocracia é uma dominação racional, ação exercida pelo departamento administrativo de uma instituição. Aplicando nos dias atuais podemos afirmar que o individuo não é mais tratado como parte de uma máquina é sim como pessoa com valores.

RECRUTAMENTO

Consideramos um processo de uma ação conjunta entre o RH e o departamento que está disponibilizando a vaga, porém é de responsabilidade do RH usar metodologias funcionais que possam atrair para a vaga, profissionais com as características e níveis intelectuais compatíveis com a organização e com o departamento interessado.

O objetivo do recrutamento é selecionar os melhores profissionais para disputarem o cargo pela organização divulgado.

Ao mesmo tempo em que se divulga a vaga atrai-se candidatos para o processo seletivo

“Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização” (Chiavenato, 2002: 173).

RECRUTAMENTO INTERNO X RECRUTAMENTO EXTERNO

Este é um desafio comum para as organizações, o dilema em dar oportunidade para um colaborador ou avaliar um novo candidato, suprir a necessidade da vaga de forma rápida ou iniciar um processo seletivo.

3.1 RECRUTAMENTO INTERNO

É a decisão de movimentar um profissional adaptado em suas atribuições para uma experiência em um cargo novo com atividades igualmente novas.

Pontos positivos: Garantia da ética e valores do colaborador, rapidez no preenchimento da vaga, o colaborador já está alinhado a cultura organizacional, promove a motivação e estimula novos interesses do colaborador dentro da organização

Pontos negativos: Desfalque no departamento de onde o colaborador foi extraído impede que novos conceitos e visões adentrem a organização.

3.2 RECRUTAMENTO EXTERNO

As organizações que não podem desfalcar os departamentos já de alguma forma estruturados, recorrem ao mercado de trabalho e divulgam as vagas disponíveis através de alguns métodos muito usuais entre as empresas, porém um dos métodos mais estimados dos recrutadores ainda a indicação.

Pontos positivos: Traz a organização, profissionais com novas habilidades e culturas, imparcialidade do primeiro contato com a equipe e a motivação de um “sangue novo” na empresa.

Pontos negativos: Gera certa infidelidade dos colaboradores antigos uma vez que percebe que a chance de crescimento diminui, o processo pode ser demorado e não atender a urgência que o cargo exige

SELEÇÃO

O objetivo da seleção é encontrar pessoas que sejam compatíveis com exigências do cargo disponível, considerando competência, qualificação e experiência profissional.

Segundo Chiavenato (2005), a seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas as pessoas que apresentem características desejáveis a organização, possam ingressar na mesma. É deveras, uma importante ferramenta da gestão de pessoas, com a finalidade de identificar as pessoas que possuam o perfil desejado pela análise e descrição de cargo.

Segundo ROBBINS, No geral podemos considerar três fases neste processo: seleção inicial, substantiva e contingente. Se de um lado existem empresas que pulam etapas para ganhar tempo devido à urgência do cargo, do outro temos empresas que aprimoram seus processos seletivos a fim de encontrar o melhor profissional.

Modelo de processo de seleção segundo Stephen P. Robbins:

5.0 ENTREVISTA

Método utilizado pela grande maioria das empresas brasileiras proporciona o recrutador o contato visual com o candidato.

A entrevista deve ser estruturada com métodos técnicos e imparciais, preparada de acordo com a exigência da vaga, processada e avaliada.

É comum que entrevistadores sem conhecimento técnico e experiência formatem a entrevista com suas dúvidas pessoais e preferências, o que acarreta na contratação de um colaborador exatamente igual ao entrevistar, que nem sempre é o exigido pela vaga.

TESTES DE CONHECIMENTOS GERAIS E TECNICOS

Os testes tem a função de medir as habilidades técnicas, aptidões intelectuais bem como checar a desenvoltura na resolução de problemas rotineiros.

TESTES PSICOLOGICOS E DE PERSONALIDADE

Testes estes de suma importância para a identificação de características individuais, traços de personalidade, caráter e temperamento; por serem características marcantes e impactantes é de responsabilidade de um psicólogo à analise e decisão se o candidato se encaixa ou não na função.

TECNICAS DE SIMULAÇÃO

Popularmente conhecidas como dinâmicas tem o intuito de testar o comportamento do candidato em ambientes internos e externos, como ele usa suas habilidades para solucionar problemas e como lida com suas emoções diante de situações adversas. Através desta técnica um candidato que se apresenta desenvolto numa entrevista pode se apresentar uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com