TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Artigos Científicos: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

BENEFÍCIOS E SERVIÇOS

1 Conceito de Benefícios sociais

A oferta de benefícios e serviços aos funcionários é uma forma indireta de remuneração. Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações a título de pagamento adicional dos salários aos seus funcionários. São facilidades que poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas, e influenciam poderosamente o grau de qualidade de vida na organização.

Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, seguro de vida, alimentação subsidiária, transporte, pagamento de tempo não trabalhado, planos de pensão ou aposentadoria, dentre outros. Em caso de pessoal de nível mais elevado, chegam a incluir fornecimento de automóvel, casa, escolas para os filhos, clube para a família, passagens e estadas nas férias, cartões de credito e planos especiais de saúde e seguro de vida.

Enquanto o salario está relacionado com o cargo, os benefícios estão relacionados com o fato de a pessoa ser funcionaria da organização.

2 Origem dos benefícios

Os planos de benefícios sociais surgiram como uma perspectiva paternalista e unilateral para reter pessoas e reduzir a rotatividade e o absenteísmo. Seguido de algumas causas como:

• Competição entre organizações na disputa por talentos humanos, seja para atraí-los como para mantê-los;

• Exigências dos sindicatos e contratos coletivos de trabalho;

• Exigências da legislação trabalhista e previdenciária

• Necessidade de contribuir para o bem-estar dos funcionários e da comunidade.

3 Tipos de Benefícios Sociais

Os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos objetivos.

3.1 Quanto à sua exigibilidade legal

Conforme a exigibilidade legal podem ser subdivididos em benefícios legais e espontâneos:

• Benefícios legais. São os exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, como: férias, 13º salário, aposentadoria, seguro de acidentes de trabalho, auxílio doença, salario família, salario maternidade.

• Benefícios espontâneos. São concedidos por mera liberalidade das empresas, pois não são exigidos por lei, como por exemplo: gratificações, refeições subsidiadas, transporte subsidiário, seguro de vida em grupo, empréstimos aos funcionários, complementação de aposentadoria ou planos de seguridade social.

3.2 Quanto à sua natureza

Se subdivide em monetários e não-monetários:

• Benefícios monetários. São os concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento, como férias, 13º salário, gratificações, complementação do salário nos afastamentos por doenças.

• Benefícios não-monetários. São oferecidos na forma de serviços, vantagens e facilidades, como: refeitório, assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, serviço social e aconselhamento, clube ou grêmio, transporte de casa para empresa e vice-versa.

3.3 Quanto aos seus objetivos

Classificados em assistenciais, recreativos e supletivos.

• Benefícios assistenciais. São os que visam prover o funcionário e sua família de condições de segurança em casos emergenciais, como: assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, empréstimos financeiros, complementação da aposentadoria ou do salário nos afastamentos por doenças, creche para os filhos dos funcionários.

• Benefícios recreativos. Proporcionam ao funcionário condições físicas e psicológicas de repouso, diversão, recreação e lazer. Incluem: grêmios, áreas de lazer nos intervalos de trabalho, música ambiente, atividades esportivas comunitárias, passeios programados.

• Planos supletivos. Dispõem de certas facilidades para melhoria da qualidade de vida, como: transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento privativo, agência bancaria no local de trabalho.

4 Objetivos dos Planos de Benefícios

Os benefícios e serviços oferecidos aos funcionários visam a satisfazer vários objetivos individuais, econômicos e sociais, a saber:

4.1 Objetivos individuais

Os benefícios procuram atender as necessidades individuais das pessoas, fazendo com que elas consigam se desligar das preocupações cotidianas e concentrar-se nas atividades do trabalho.

4.2 Objetivos econômicos

Os benefícios devem funcionar como elemento de atração e de retenção de pessoal, visam reduzir a fadiga física e psicológica das pessoas, apoiar o recrutamento e atrair candidatos, reduzir a rotatividade do pessoal, minimizar o custo das horas trabalhadas

4.3 Objetivos sociais

Os benefícios procuram preencher deficiências da previdência social, do sistema educacional e dos demais sistemas oferecidos pelo governo ou comunidade. São planejados para ajudar os funcionários em três áreas de sua vida: No cargo, envolvendo gratificações, prêmios de produção, seguro de vida; Fora do cargo, mas dentro da organização, envolvendo refeitório, cantina, lazer, transporte; e fora da organização, envolvendo recreação, atividades esportivas e comunitárias.

5 Desenho do Plano de Benefícios

O desenho de um plano de benefícios deve levar em conta dois critérios importantes: o retorno do investimento e a mútua responsabilidade.

• O princípio do retorno do investimento salienta que todo beneficio deve ser concedido desde que traga algum retorno à organização, esse retorno pode ser avaliado em termos de aumento da produtividade, elevação do moral, melhoria da qualidade, retenção de talentos ou qualquer outro indicador.

• O princípio da mútua responsabilidade salienta que o custeio dos benefícios devem ser compartilhados entre a organização e o funcionário beneficiado. Alguns pacotes são totalmente pagos pela organização, como o serviço social; outros são pagos pelos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com