TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Dissertações: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1. Para Chiavenato (2003) a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.

Partindo desse pressuposto, analise a charge abaixo, e pautando-se nos estudos do livro didático, você deverá escrever um texto de 8 a 12 linhas, descrevendo 3 atitudes/posturas que uma pessoa deve ter para conquistar um bom perfil de empregabilidade. Justifique as atitudes apresentadas de forma fundamentada.

Para a fundamentação você poderá utilizar-se de leituras externas ao material da disciplina como: artigos e ou livros. (3,0 pontos)

Orientações:

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

Esta charge me faz refletir que, se uma pessoa tiver atitude e souber entender a importância de fazer o melhor de si, sem se acomodar com o que já conquistou, só terá a ganhar. E para identificarmos o tipo de atitude que devemos ter, precisamos estabelecer a diferença que há entre ONDE ESTAMOS e ONDE QUEREMOS CHEGAR. E a atitude demonstrada na charge indica exatamente o que o personagem irá conquistar; apenas sonhos.

Abaixo segue 3 atitudes/posturas para se ter um bom perfil de empregabilidade:

Ter a cabeça aberta para as novas idéias

"O único meio de fortalecer o intelecto é não ter uma opinião rígida sobre nada, ¬ deixar a mente ser uma estrada aberta a todos os pensamentos"

John Keats, poeta britânico (1795-1821)

Eleger prioridades

"Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas, existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial"

Lin Yutang, filósogo e escritor chinês (1895-1976)

Ser organizado e disciplinado

"Quem a cada manhã planeja as atividades do dia e segue esse plano usa um fio que vai guiá-lo através de um labirinto de uma vida bastante atarefada. A organização disciplinada do tempo é como um raio de luz que se projeta em todos os seus compromissos. Mas onde não há um plano, onde a disposição do tempo fica simplesmente entregue ao acaso dos acontecimentos, logo reinará o caos"

Victor Hugo, escritor francês (1802-1885)

http://seu-emprego.blogspot.com.br/2008/04/25-atitudes-positivas-para-o-trabalho.html

2) Ao estudarmos os vários aspectos importantes da Gestão de pessoas, foi possível observar que a comunicação interna é um dos aspectos muito importante a ser trabalhado, discutido e investido dentro das organizações.

Analise a charge acima e, levando em consideração os estudos realizados nesta disciplina, faça um texto dissertativo-argumentativo levantando 3 problemas que podem ser gerados numa organização decorrentes da má comunicação interna e em seguida apresente as soluções. As soluções devem apresentar argumentações pautadas em discussões de autores. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras externas ao material didático para fundamentar seu texto;

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o seu texto deve ter entre 10 e 15 linhas.

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

A charge acima é um bom exemplo para reforçarmos a conclusão que a comunicação dentro das organizações, se torna um problema quando ocorrem por conta de erros de interpretação, na maneira de expressar ideias e até mesmo descuido por parte dos indivíduos no momento de interagirem.

Importantes indicadores de que estão ocorrendo falhas de comunicação na

empresa podem ser claramente observados: elevado grau de rotatividade de funcionários, excesso de processos trabalhistas, altos custos operacionais e baixa produtividade

Para a Diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano, Alessandra Assad , Investir grande parte do tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudar; explicar o que precisa ser modificado para que entendam a sua participação em todo o processo de mudanças e o que terão de fazer para conservar seus empregos; mostrar que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se adaptar ao novo e de, principalmente, ser um agente de mudanças, são ações que melhoram consideravelmente a comunicação da empresa.

Para Ana Luisa Pisa Marini, professora de cursos de Administração na UnC, é essencial que a organização procure ter empatia com os outros – coloque-se no lugar do receptor; lembrar do valor da comunicação face a face quando estiver enfrentando mudanças e utilizar o feedback. Para ela, a comunicação eficaz é um processo bilateral entre emissor e receptor.

http://www.assimassad.com.br/

http://www.memes.com.br/jportal/portal.jsf?post=3006

3) A visão contemporânea de Gestão de Pessoas compreende o trabalho de equipe, onde os relacionamentos são interdependentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com