TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Trabalho Escolar: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  4.297 Palavras (18 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Gestão de Pessoas

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ETAPA 1

Edmar Vaz Coimbra de Souza RA: 2333440553

Gislaine Fátima Moreira RA: 3331545733

Julimar Vaz Coimbra de Souza RA: 2333440707

Simone Marinho Melo RA: 2323392031

Vanessa Pereira da Silva RA: 3345568332

Anápolis-Go

2012

Edmar Vaz Coimbra de Souza

Gislaine Fátima Moreira

Julimar Vaz Coimbra de Souza

Simone Marinho Melo

Vanessa Pereira da Silva

Atividades Práticas Supervisionadas

Professor tutor Presencial: Betânia Barros

Professor tutor à distância: André Luiz Alvarenga de Souza

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Recursos Humanos.

Anápolis-GO

Passo 1

1.1 Conceito de Gestão de Pessoas

Para se ter um conceito mais claro e objetivo sobre gestão, deve-se diferenciá-la da administração, que segundo o Novo Dicionário Aurélio Buarque Ferreira (1986), possuem os seguintes significados:

Gestão: [Do latim gerentia, de gerere, ‘fazer’.] I. Ato de gerir. II. As funções do gerente; gestão, administração. III. Mandato de administração.

Administração: [Do latim administratione.] I. Ação de administrar. II. Gestão de negócios públicos ou particulares. III. Governo, regência. IV. Conjunto de princípios, normas e funções que têm ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado. V. Prática desses princípios, normas e funções. VI. Função de administrador; gestão, gerência. VII. Pessoal que administra; direção.

Gestão é sinônimo de Administração, então quando se fala de "Gestão de Empresas" seria o mesmo que dizer Administração de Negócios, o mesmo se refere à Gestão de Marcas = Administração de Marcas e outros empregos da palavra Gestão. De modo geral, gestão é administrar recursos e/ou pessoas na busca de um fim ou propósito (WELCH; WELCH, 2006).

Gerir, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso. O termo começou a ter muitas derivações, algumas totalmente dentro do conceito de administração, outras que são neologismos, ou seja, criação de novos termos a partir de outros já existentes (FERREIRA, 2002).

1.2 Conceito de Organização

Todo estudo cujo assunto se volta para o tema organização, trata de vários fatores sobre os quais esta se liga seja em seu aspecto formal ou restrito como divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade, responsabilidade, coordenação etc.

De acordo com Maximiano (2004, p. 26) "as palavras-chaves na definição da organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo". Sendo assim, a organização está espalhada em todos os lugares da nossa vida, seja na faculdade, na igreja, no salão de beleza, enfim, em todos os lugares onde os seres vivos estão presentes.

1.3 Organização como sistema

A organização conta com dois tipos de sistemas, os abertos e os fechados, que para Chiavenato (2003, p. 477) se define da seguinte forma:

Sistema fechado não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, não recebem influencia do ambiente em nem influenciam o meio ambiente. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. O sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matérias e energias regularmente com o meio ambiente.

Observa-se, no entanto, que as empresas constituem-se como sistema aberto. É interessante notar que, dificilmente uma organização venha a ser comparada a um sistema fechado, principalmente porque o sistema das organizações foi criado pelo homem, que sempre procura fazer o melhor para manter uma dinâmica de interação com o seu meio, sejam eles clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais, ou outros agentes externos.

1.4 Fatores que influenciam na mudança organizacional

Dentro dessas perspectivas abrangentes, fica o entendimento de que os modelos de administração consideram os trabalhadores como indivíduos que se mostram motivados por um conjunto mais complexo de fatores, que, por sua vez, possuem uma íntima ligação.

O comportamento dos funcionários está condicionado tanto aos aspectos biológicos quanto às regras e padrões sociais. De acordo com a motivação psicológica empregada, a recompensa monetária passa a ser supérflua. Reconhecimento, aprovação social e participação são fundamentais. As tarefas devem ser interessantes fazendo com que seu executor desenvolva interesse na produtividade e qualidade.

Mary Follet (1997, apud ROBBINS, 2004) ensina que existe uma grande importância nas relações individuais dentro da organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com