TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Exames: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: COMO AGREGAR TALENTOS À EMPRESA

O processo de recrutamento e seleção tem como objetivo buscar no mercado de trabalho os profissionais que possuem compatibilidade com a vaga e ser preenchida na empresa. E para que isso ocorra, o profissional de recrutamento e seleção tem importância fundamental na composição do quadro de funcionários da empresa.

Para a seleção do candidato ideal à vaga existente são utilizados determinados métodos de recrutamento e seleção, focados em formas de avaliação aplicadas pelo gestor no processo de contratação.

REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse tópico serão apresentados conceitos sobre a gestão de pessoas e os subsistemas de recrutamento e seleção.

A Gestão de Pessoas é a forma pela qual se estruturam os indivíduos com o objetivo de gerenciar o comportamento humano no ambiente corporativo. Em poucas palavras, o gestor é o responsável por selecionar a pessoa certa para determinado trabalho a ser realizado.

Cada organização possui a forma ideal de gestão de pessoas, smpre considerando o seu estágio de vida e natureza, o seu meio e a cadeia de valores e tecnologia existentes. A Gestão de Pessoas atua em todos os graus hierárquicos de uma empresa, desde o nível de produção até o de liderança, gerenciando talentos, conhecimento e capital humano.

Dessa forma, torna-se responsável pelo desenvolvimento das etapas de seleção que abarcam ações de recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, contratação, e até remuneração e questões trabalhistas.

Agregar talentos da busca do candidato ideal é extremamente relevante, pois significa pensar nas atividades e operações da empresa à médio e longo prazos. Para encontrar e reter talentos dentro e fora de uma corporação o gestor deve criar medidas para estimular e desenvolver o potencial de seus profissionais.

O segundo passo na busca do candidato ideal é o recrutamento, que importa em atrair aquela pessoa que tenha qualidades mínimas capazes de atender às necessidades da empresa. Trata-se de um processo organizacional, que convida os interessados em determinada vaga, a participarem de um processo seletivo objetivando atrair um número satisfatório e adequado de profissionais para preenchimento de vagas.

Há três formas de recrutamento: 1) o interno, aplicado aos funcionários já contratados pela empresa; 2) o externo, direcionado à busca de profissionais fora da corporação; e 3) o misto, que se utiliza de técnicas dos dois sistemas anteriores.

E quais as vantagens e desvantagens de cada um desses procedimentos? No recrutamento interno a fonte de busca é mais rápida, próxima e menos dispendiosa, propiciando o crescimento de um ambiente competitivo e sadio de progresso profissional, aumentando a motivação do funcionário. Em oposição, há um bloqueio de novas ideias, funcionando como um sistema fechado, que mantém inalterado o patrimônio humano da organização.

O recrutamento externo, por sua vez, tem como principais benefícios a captação de novas ideias, aumentando, assim, os níveis de conhecimento e inclusão de habilidades ainda não disponíveis na empresa. As desvantagens consistem em ser um procedimento mais caro, em que a margem de erro é maior, e a adaptação e adequação do novo colaborador é mais difícil e demorada.

Por fim, o recrutamento misto é a fusão dos dois recrutamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com