TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tutora presencial: Profa. Leila Bredda

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

Monica de Moura Bezerra – 6620362768 – Tecnologia em Recursos Humanos

Nathalia de Moura Louro – 6620373047 – Tecnologia em Recursos Humanos

SUMARÉ / SP

2014

Apresentação

A partir de agora, iremos aprender um pouco mais a Gestão de Pessoas em empresas. Vamos aprender desde a antiga Gestão (época do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin), até a Moderna Gestão.

Após esses estudos, será apresentado o Plano de Ação proposto para a empresa que estudaremos (Comércio e Confecção Queda D’Água).

ETAPA 1

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades que o gestor - seja ele um gerente, supervisor, diretor ou chefe - deve ter para lidar com os funcionários de sua empresa. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas, aconselhar, motivar, e planejar metas para os seus colaboradores.

O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido à globalização. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação, da era industrial para a era da informação, da rigidez para a flexibilidade, da atividade solitária para a atividade solidária, do tempo integral para o tempo parcial, do trabalho manual para o cerebral, da especialização para a multifuncionalidade, do foco no produto para o foco no cliente, de gerentes para líderes ou gestores, de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual, entre outras.

Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento à velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços.

As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

Tempos Modernos

Na época do lançamento do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome. Tempos moderna é uma crítica aberta à sociedade industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista. É considerada, uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, talinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial. Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

A Moderna Gestão de Pessoas

O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva. Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham. O conhecimento e o potencial humano serão a grande arma para se manter no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com