TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Trabalho Universitário: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoa são as políticas e as práticas importantes para administrar o trabalho das pessoas na organização. Além disso, a RH é a função administrativa voltada à: análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais, avaliação do desempenho das pessoas, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene do trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.

Atualmente, as organizações bem- sucedidas percebem que para crescerem é necessário de investimentos, principalmente o dos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: Ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto- atualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.

PARALELO ENTRE O FILME “TEMPOS MODERNOS” E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Fazendo um paralelo, retratando o filme “Tempos Modernos” e a Moderna Gestão de Pessoas, podemos iniciar este relatório levantando a hipótese de que, se Chaplin fizesse um filme retratando a realidade do emprego nas grandes corporações, certamente Carlitos não estaria girando nos eixos metálicos das indústrias. Provavelmente seria um homem engravatado sentado em uma baia com um computador à sua frente e uma pilha de papéis ao seu lado.

Podemos destacar aquele jeito desastrado que só Chaplin conseguia interpretar. O novo Carlitos correria de um lado para o outro com um celular na mão, gritando ao telefone e dizendo para as pessoas que não tinha mais tempo. O tempo que antes era ditado pela velocidade da máquina, agora é comandado pela agilidade das informações e dos acontecimentos. Carlitos seria o exemplo do executivo trabalhador que fez de tudo pela empresa e em um belo dia é demitido e perde o emprego.

A relação entre os assuntos demonstram como era o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.

O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é buscarmos conhecimentos, novidades, aprendizados que a tecnologia está fazendo, mas claro que estas transformações são do homem que inventam as máquinas para ajudá-los melhorando assim nossa vida, com praticidade, eficiência e qualidade.

Diante desse cenário, a área mais atingida com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles têm direitos e deveres dentro de uma empresa.

MODELO DE GESTÃO (RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)

ESTUDO DE CASO – EMPRESA “INTEGRAÇÃO TRANSPORTES”

A Gestão de Pessoas é a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho e é cada vez mais importante, uma vez que o comportamento das pessoas é fundamental para o sucesso das organizações.

O Departamento de Recursos Humanos de uma organização é responsável por diversas atividades, sendo algumas de suas práticas recrutamento e seleção de pessoas; treinamento e desenvolvimento; remuneração e benefícios; segurança, saúde e qualidade de vida e avaliação de desempenho.

O presente estudo irá deter-se em duas práticas de fundamental importância para as organizações: recrutamento e seleção de pessoas e avaliação de desempenho. Primeiramente, será realizado um levantamento teórico acerca dos temas abordados.

A empresa que será a forma de estudo de caso, para a aplicação desses processos, trata-se de uma empresa de Transporte Coletivo Urbano, sob o acompanhamento do gestor/sócio Romulo Botelho.

Desde 07/04/2011, dar-se o início das atividades de prestação de serviço no transporte coletivo urbano, a Integração Transportes Ltda, sendo uma empresa referência, tanto em termos de frota como de estrutura e pessoal. Está localizada na Rodovia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com