TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Ensaios: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1. Na sua opinião o que está causando alguns dos problemas no escritório central e nas agências dos bancos?

Resposta: A causa do problema é a falta de comunicação entre o escritório central e as outras agências, onde logo se vê que não existe qualquer tipo de regras, ou previstas quaisquer atividades que interligassem todos os escritórios e há também a falta de autonomia do escritório central, sendo que a contratação devesse ser centralizada pelo escritório central, onde se vê a baixa produtividade e a alta rotatividade.

2. Você acha que estabelecer uma unidade de RH no escritório central poderia ajudar?

Resposta: Sim. Seria muito satisfatório trazer mudanças na organização, de modo que toda admissão ficasse centralizada no escritório central, e que os supervisores fossem treinados e controlados pelo RH central.

3. Que funções específicas uma unidade de RH poderia ajudar? E que funções de RH deveriam ser realizadas pelos supervisores e outros gerentes de linha?

Resposta: Uma unidade de RH centralizada melhoraria a comunicação com as demais agências, onde forneceriam treinamento para todos os funcionários, a admissão não seria mais o papel do supervisor de cada banco e sim supervisionar o trabalho dos funcionários após os novos treinamento e métodos inseridos pelo RH.

6. Trabalhando individualmente ou em grupo, entreviste um gerente de RH. Com base nessa entrevista, escreva um pequeno texto que mostre o papel do RH hoje na construção de uma organização com maior capacidade de resposta.

Resposta: Se uma empresa vive em ambientes cada vez mais turbulentos e menos previsíveis, as pessoas que nela trabalham passam a ser imprescindíveis para a sobrevivência da organização. As ações necessárias são diretamente dependentes da força de trabalho interno. Assim, obter a cooperação dos trabalhadores passa ser algo necessário para o alcance dos resultados. E é por isso que a área de gestão de pessoas passa a ter uma nova atribuição. As evoluções no contexto dos negócios trouxeram à tona a onda de flexibilização. As teorias que anteriormente eram focadas nos aspectos internos passam a se preocupar mais com o ambiente e com a maneira de lidar com os aspectos externos, refletindo isso nas políticas e práticas de gestão que não estavam presentes nas abordagens clássicas e na escola de relações humanas. Têm-se, então, o reconhecimento da importância e o questionamento da efetividade da ação gerencial para o sucesso da empresa; o destaque dado às escolhas estratégicas e à negociação; a existência de recursos limitados que precisam ser utilizados eficientemente; a importância de se avaliarem os custos de cada transação e a necessidade de legitimação da ação organizacional pelos eventos externos.

7. Por que é importante para uma empresa fazer seus recursos humanos uma vantagem competitiva? Como o RH pode contribuir para isso?

Resposta: O RH deixou de ser um departamento pessoal para se tornar peça chave de transformação dentro de uma empresa. Há pouco tempo, o controle era centralizado ao chefe, com isso o RH atuava de forma mecanicista, hoje o cenário é diferente os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores e se define o modelo de gestão de pessoas como a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Com isso a empresa se estrutura definindo seus princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão e através desses mecanismos, implementam diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham.

8. O que significa administração estratégica de recursos humanos? Qual é exatamente o papel do RH no processo de planejamento estratégico?

Resposta: O objetivo principal da administração estratégia de recursos humanos é ter funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Isso tudo deve ainda estar atrelado a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores, observando-se o nível de comprometimento a equipe. Com isso o processo de formação da estratégia está diretamente ligado a estratégia corporativa e funcional, necessitando de um longo prazo para se tornar eficaz. Alguns requisitos podem ser colocados em destaque:

• Disciplina e comunicação constante;

• Conhecimento de tecnologias, produtos, mercados e estrutura organizacional;

• Visão sistêmica e estruturas fluídas;

• Integração interna;

• Visão ou missão essencial – base da organização.

O papel do RH é dar total apoio a este processo ao participar ampla e ativamente em todas suas etapas, contribuir na fixação dos objetivos e metas e no diagnóstico da situação atual no que diz respeito à variável “pessoas”, analisar cenários, tanto no âmbito interno como em relação ao ambiente externo, participar da criação de estratégias e assessorar as áreas internas e elaborar seus próprios planos de ações, alinhados ao planejamento estratégico da empresa com intuito de dar sustentação aos projetos de outras áreas.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »