TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Artigo: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As organizações se modificaram muito ao longo do tempo, devido aos novos desafios que as atingiram como um todo, como exemplo podemos citar: o aumento desenfreado da concorrência, a globalização e as novas tecnologias. Pode-se dizer que para sobreviver no mercado as mudanças internas foram inevitáveis depois que o ambiente externo se alterou. Praticamente tudo dentro delas teve de ser repensado, inclusive a forma de agir com os seus funcionários e o que esperar deles.

Atualmente as pessoas não trabalham apenas para ganhar dinheiro, sendo assim, a satisfação, qualidade de vida e a realização profissional e pessoal devem ser constantes preocupações da Gestão de Pessoas.

O trabalho a seguir vai apresentar alguns conceitos básicos adquiridos nas disciplinas de Gestão de Pessoas como práticas e procedimentos (Recrutamento e Seleção, Contratação, Treinamento e Desenvolvimento), Direito Empresarial e Trabalhista e Responsabilidade Social e Ambiental utilizados por uma empresa (fictícia) que atua na região sul do Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

Como é de conhecimento geral as empresas necessitam de pessoas para sua sobrevivência, precisam também conhecer e conduzir esta complexidade, buscando equacionar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais.

O ramo da indústria vem enfrentando dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. Na empresa Aço Max Serviços LTDA que trabalha com torno, solda e montagem e que está enquadrada pelo critério de classificação do SEBRAE como uma empresa de pequeno porte, conta atualmente com a colaboração de 32 empregados e devido ao seu crescimento está disponibilizando 15 vagas de auxiliar de produção.

Todas as áreas funcionais da organização: produtos e serviços, produção, vendas, marketing, recursos humanos, finanças e contabilidade estão mobilizadas para selecionar os melhores candidatos.

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGO

A descrição de cargos tem o objetivo de levantar informações sobre as diversas atividades e tarefas que constituem o conjunto de responsabilidades de cada cargo dentro da empresa. A analise e descrição de cargo são indispensáveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutamento e seleção de pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura.

CARGO: Auxiliar de produção

SETOR: Caldeiraria

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Gerente de produção

RESPONSABILIDADES DO CARGO:

Exercer rotinas diárias de auxilio de montagem das peças, manter a organização e limpeza do seu setor diariamente, prestar conta semanalmente das ferramentas retiradas no almoxarifado e apresentar relatório dos serviços concluídos para o seu superior.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

1. Auxiliar o seu responsável na montagem de peças, entregando o

produto cortado, esmerilhado e chanfrado, depois ajudar o montador no travamento e montagem da peça, para encaminhar ao processo de soldagem.

2. Ao final de cada dia fica responsável por varrer seu Box, organizar suas ferramentas, equipamentos e maquinários de trabalho, assim no dia seguinte está tudo limpo e pronto para começar.

3. Verificar e devolver no fim da semana os utensílios retirados do almoxarifado, assinando sua prancheta, para que o responsável pela troca e reposição das peças usadas tenha o controle da qualidade dos equipamentos da empresa.

4. Cada serviço executado deve ser marcado no seu boletim pessoal, no qual deve conter o dia, horário de inicio e termino de cada atividade, assim a gerencia pode acompanhar o desenvolvimento do funcionário e dos objetivos a serem alcançados pela organização.

REQUISITOS DO CARGO

Competências técnicas:

1. Ensino médio completo;

2. Possuir experiência na função, comprovada na C.T.P.S.;

3. Ter curso ou estar cursando meteorologia, interpretação e leitura de desenho.

Competências comportamentais:

1. Pontualidade. Respeitar os horários diarios da empresa e das reuniões semanais;

2. Concentrado. Prestar atenção no desenvolvimento das suas atividades rotineiras;

3. Interessado. Buscar adquirir o maior numero de conhecimento e experiência, para futuros desafios e promoções.

2.2 RECRUTAMENTO

Para a realização deste processo, foi considerado a solicitação das vagas emitida por escrito pelo requisitante da área, ou seja, uma necessidade interna da empresa.

A Aço Max Serviços LTDA com a necessidade de expandir sua capacidade de produção, disponibilizou as vagas de auxiliar de produção após ter feito o planejamento do processo de recrutamento, vai ser utilizado recrutamento misto, ou seja, interno onde são consultados banco de dados interno, indicações e colocado cartazes em lugares estratégicos da empresa e também o externo, onde é feito consulta dos arquivos de candidatos (currículos), cartazes em sindicatos e escolas, anúncios em jornais, radio, televisão e internet.

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo (CHIAVENATO, 2008).

2.3 SELEÇÃO

O processo de seleção será composto das seguintes fases: primeiramente serão analisados os currículos e selecionados aqueles que possuírem as características para o perfil da vaga, então será feito contato com o candidato convidando ele para o processo seletivo. Na data escolhida os candidatos serão submetidos à aplicação de provas/avaliações escritas para se avaliar o grau de cultura geral do candidato, logo após será realizado uma dinâmica de grupo, dessa fase serão excluídos alguns candidatos.

Quem participar da segunda fase realizara individualmente testes psicológicos aplicado pela psicóloga da organização e encaminhado para o processo de admissão, no qual ocorre a entrevista final feita pelo gerente geral e de produção.

2.4 CONTRATO DE TRABALHO

Os candidatos escolhidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com