TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Pesquisas Acadêmicas: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo aplicar uma consultoria na empresa “Gráfica Impress”, analisando todos os problemas relatados na organização, e estruturar um departamento de gestão de pessoas na empresa.

Com a finalidade de mostrar a importância da gestão de pessoas nas organizações será implementado na “Gráfica Impress” processos internos, administrando benefícios, avaliando desempenho e outros mais, já que antes falávamos de funcionários e chefes agora gestores e colaboradores.

ARTIGO 1

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira – Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.

Antes a visão do empregado prevalecia à obediência e execução de suas tarefas e ao chefe o poder era centralizado.

Atualmente os panoramas estão diferentes, antes tinham funcionários e chefes, hoje temos colaboradores e gestores. Para gerir pessoas não podemos ter uma visão antiga, é preciso discutir e entender as diferencia e juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento que vai ser feita a diferencia.

O papel de um gestor em uma organização não é fácil, pois é ele que esta sempre gerenciando pessoas. O grande desafio de um gestor é conseguir incentivar, motivar e fazer com que o objetivo de sua organização seja o objetivo de seus colaboradores, fazendo com que o colaborador além de levar o trabalho como o seu sustendo ter prazer em fazer seu trabalho, até porque tudo que fazemos com prazer sai bem feito. Fazendo com que os colaboradores trabalhem com prazer as organizações ganham na qualidade seus serviços.

Quando realizada de forma correta a gestão de pessoas se torna uma excelente vantagem competitiva, pois a empresa que possui funcionários satisfeitos com certeza funciona melhor. Não adianta ter uma empresa com um grande nome, um belo prédio com produto útil se o colaborador que faz parte não estiver contente, porque é bem provável que a empresa sofrerá consequências.

Além disso, a organização deve ser preocupar em manter o ambiente e clima do trabalho sempre propício ao bem estar, motivação e satisfação se seus colaboradores. Pois são os colaboradores que fazem contato direto com o público e são eles que refletem o clima para os clientes.

ARTIGO 2:

Segundo DALLA VALLE (2012) nas últimas décadas à valorização da figura humanas nas Organizações é de extrema importância e investimento no desenvolvimento da mesma, e satisfação dos clientes.

Hoje, o sucesso Organizacional, vem com a participação das pessoas com suas características próprias que influenciam no ambiente de trabalho. Antes o departamento de Recursos Humanos via suas tarefas de forma mecanicista, mas isso mudou com a participação, envolvimento e capacitação de pessoas onde se viu a necessidade de humanizar empresas.

Com a globalização da economia a importância de se ter pessoas inteiradas e participativas em uma Organização foi fortemente considerada, fazendo com que as empresas se adaptassem e valorizassem seus talentos evitando a rotatividade e absenteísmo.

O que é Gestão de Pessoas:

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

É essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários, e com toda a infraestrutura que ela oferece ao trabalhador para que ele possa desenvolver bem suas funções. Por este motivo a gestão de pessoas é tão importante, porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas e todo seu sucesso ou fracasso depende delas, é necessário que os trabalhadores trabalhem em prol da empresa, para que se alcancem os objetivos estabelecidos por ela, e do outro lado eles esperam receber um salário justo com sua função e benefícios que os façam trabalhar cada vez melhor.

Os Recursos Humanos “RH” da empresa é o principal responsável por garantir, que os funcionários possam exercer bem suas funções garantindo seus direitos e deveres, visando à satisfação plena dos funcionários como a da empresa, desde a contratação, treinamento e monitoramento. O processo de gestão de pessoas envolve processo de provisão, de aplicação, de manutenção, de desenvolvimento e de monitoração, aonde trabalhamos com pessoas diferentes e com personalidade própria, com capacidade suficiente para conduzir a empresa ao sucesso.

Possíveis intervenções:

1. Criar uma Área de Recursos Humanos que será responsável por todos os assuntos relacionados aos funcionários, desde a admissão até a demissão;

2 Os candidatos que pretendem entrar na empresa passarão por uma rígida entrevista com profissionais da área, específicos para recrutamento e seleção, visando sempre atrair os melhores candidatos para a área

3. Aumentar o número de vendedores, criando uma sala bem diversificada para venda, com produtos entregues em exposições.

4. Colocar nos corredores caixinhas de opiniões para ver como está o andamento da empresa;

5. Programar treinamentos bimestrais, diversificar a aprendizagem em máquinas, fazer sorteios de brindes e um café

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com