TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE QUALIDADE

Dissertações: GESTAO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO DE INDEPENDÊNCIA – CE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

PROFA. MÔNICA SATOLANI

INDEPENDÊNCIA - 2013

POLO INDEPENDÊNCIA – CEARA

CEDAC – CENTRO EDUCACIONAL DEPUTADO ALCEU COUTINHO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DA QUALIDADE

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

PROFA. MÔNICA SATOLANI

INDEPENDÊNCIA – 2013

QUALIDADE, COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO.

Qualidade tem várias definições e conceitos, tendo seu termo utilizado em infinitas situações, pois se tratando de um individuo sua noção de qualidade pode ser diferente daquela de outra pessoa, para Juran: Qualidade é adequação ao uso, podendo aplica-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais especificas, como, por exemplo, num processo de fabricação. Contudo o Sistema de Gestão da qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz os requisitos (ABNT NBR 9000:2005) sendo que características, segundo a mesma são propriedades diferenciadas, podendo as características ser de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais. Enfim, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado.

O homem desde seu passado mais remoto, ainda nas cavernas, aprendeu a buscar a qualidade como forma de garantir sua sobrevivência por mais tempo com segurança e conforto, apesar da vida primitiva. Paladini (1995:32) afirma que a "preocupação com a qualidade remonta à épocas antigas, embora não houvesse, neste período, uma noção muito clara do que fosse qualidade". A qualidade estava consagrada na arquitetura, na literatura, nas artes, na Matemática.

A afirmação de que a preocupação com a qualidade é antiga, parece ser um consenso entre os estudiosos do tema. Juran (1990:2), por exemplo, expõe que "as necessidades humanas pela qualidade existem desde o crepúsculo da história". Entretanto, os meios para obter essas necessidades - os processos de gerenciamento para a qualidade - sofreram imensas e contínuas mudanças.

Garvin (1992) entende que a qualidade é conhecida, como conceito, há milênios. Todavia, só recentemente, surgiu como função de gerência formal.

Qualidade é um termo que apresenta diversas interpretações e por isso, "é essencial um melhor entendimento do termo para que a qualidade possa assumir um papel estratégico"(Garvin 1992:47). A forma como a qualidade é definida e entendida em uma organização reflete a forma como é direcionada a produção de bens e serviços.

Neste sentido, vários autores têm procurado dar uma definição para a qualidade que seja simples, precisa e abrangente: simples para ser facilmente assimilável em todos os níveis da organização; precisa, para não gerar interpretações dúbias; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as atividades produtivas.

Paralelamente, a qualidade é um conceito dinâmico que evoluiu e se modificou ao longo do tempo. Uma revisão dos conceitos ao longo da história torna-se, portanto, oportuna.

Shiozawa (1993) expõe que historicamente, o conceito de qualidade foi sendo apresentado conforme o quadro a seguir:

Quadro 2.1: O conceito de qualidade

Ano Autor Definição

1950 Deming Máxima utilidade para o consumidor

1951 Feigenbaum Perfeita satisfação do usuário

1954 Juran Satisfação das aspirações do usuário

1961 Juran Maximização das aspirações do usuário

1964 Juran Adequação ao uso

1979 Crosby Conformidade com os requisitos do cliente.

O quadro mostra que ao longo do tempo alguns estudiosos buscaram definir de uma forma clara, o conceito de qualidade, fazendo com que ao longo da história o conceito fosse se alterando, sempre na busca de uma melhor e mais fácil compreensão do tema.

GESTÃO DA QUALIDADE, E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO.

A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.

A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como:

"Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade"

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.

A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.

Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com