TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE QUALIDADE

Exames: GESTAO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão da qualidade pode ser definida como sendo toda a atividade coordenada para dirigir, controlar a organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos e serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.

Nos tempos antigos os Artesãos eram responsável pela compra da matéria prima, desenvolvimento dos seus produtos, venda e pós venda, acompanhava o processo dos seus produtos do inicio ao fim, e se responsabilizava pelo controle, pela garantia e processo de melhoria dos seus produtos. Já nos dias atuais as empresas têm seus processos bem definido com sistemas e metodologia e ferramenta que permite checar a qualidade durante todo o processo possibilitando sua inspeção de qualidade ao decorrer de cada fase, conta também com o compromisso de qualidade da parte do funcionário na qual atua nessa área, coisa que não acontecia antigamente pois o produto passava apenas por uma inspeção final.

Podemos dizer que para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto e serviços.

Abordagens para a tomada de decisão dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento, compete ao líder em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sinta motivado e comprometido a atingir os objetivos da organização.

A organização deve estar sempre atenta não só em atender as necessidades de seus clientes, mas principalmente exceder suas expectativas, deve-se entender todas as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao preço, produto, prazo de entrega. Para isso, as organizações devem gerar mecanismos de comunicação entre cliente e organização, proporcionando a satisfação dos clientes, gerenciando desta forma o relacionamento entre os mesmos. Assim, a organização poderá criar suas estratégias e políticas para seu relacionamento com seus clientes, adequando os objetivos, qualidade às suas necessidades e expectativas, com intuito de conseguir atender suas necessidades e até mesmo superar suas expectativas, melhorando desta forma seu gerenciamento operacional.

Podemos dizer que tais temas poderão nos ajudar na implantação do sistema de gestão de qualidade ISSO 9001, controle da qualidade, e fermentas de melhoria continua, sabemos que é necessário entregar os produtos e serviços dentro das especificações estabelecidas e requerida pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com