TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Monografias: GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Iniciaremos uma etapa falando de vários tópicos que estão relacionados na Gestão do Conhecimento dentro de uma organização. Hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa para colocar em prática seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos.

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiências, informações, valores, intuições e assim avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.

Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos. É o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração se a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

2. MUDANÇAS E APLICAÇÕES DA GESTÃO DE CONHECIMENTO NAS EMPRESAS

Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo,o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.1

ou, ainda, uma definição mais sintética, mas igualmente objectiva: Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem 2 A curiosidade histórica do termo vem das marcas ("marks")que os viajantes deixavam nos bancos ("bench") de descanso para indicar a que distância estavam de Roma (a referência), a capital de um grande império da antiguidade.

ENTREVISTA COM LÍDERES DE DUAS EMPRESAS

Empresa: Empresa Taurus

Entrevistado: Sidnei

1. Os que você entende por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia da Organização em que atua?

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo conhecimento presente na organização.

2. Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

- Intenção organizacional

- Autonomia

- Flutuação e Caos Criativo

- Redundância

- Variedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com