TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Trabalho Universitário: GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

Um ciclo constante de transformações

Para estudar as teorias relacionadas à gestão do conhecimento, precisamos antes diferenciar dados, informação e também conhecimento.

Dados são afirmações sobre a realidade ou sobre outros dados. São representações do mundo – quer seja físico, social, psicológico, organizacional ou qualquer outra forma de realidade. Exemplo: números isolados, letras do alfabeto.

Informações são dados organizados de acordo com preferências e colocados em um contexto, definindo seu sentido e relevância. Exemplo: tabela de nomes de cidades com a população de cada uma delas.

Já conhecimento depende de uma interação humana capaz de absorver e relacionar informações, e uma vez integrado à pessoa, transforma-se em parte de um sistema de crenças próprio. Por exemplo: com a tabela de nomes de cidades e população, podemos notar que a maior parte dos municípios brasileiros possui menos de 100.000 habitantes.

Assim, conhecimento é a máxima utilização de informações e dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, ideias, intuições, compromissos e motivações.

A empresa viva é aquela que aprende e se transforma com o que aprende.

Como dissemos antes, e você verá repetidas vezes, a empresa deve saber transformar informações (tanto aquelas que provêm do ambiente externo quanto do ambiente interno) em conhecimentos novos. Com isso, a empresa transforma a si mesma como se fosse um “organismo vivo”.

A transformação de dados e informações em conhecimento para a empresa ocorre, por exemplo, no aumento de “ativos”.

Vamos então esclarecer! Conhecimento nas pessoas é a utilização da informação e dos dados ajustada ao potencial que possuem, suas competências, ideias, intuições, compromissos e motivações. Conhecimento nas empresas está, por exemplo, na forma de ativos intangíveis. Ativos estão associados a bens de uma empresa, como estoques, caixa, equipamentos e prédios (ativos tangíveis), e também a bens não físicos (ativos intangíveis), como patentes, capacidade de inovação e até capacidade de aprendizado. Os ativos intangíveis formam o “capital intelectual” da empresa, que depende da capacidade de seus colaboradores de transformar informação em conhecimento. Assim, o conhecimento organizacional está ligado ao conhecimento dos colaboradores!

Em uma empresa, a criação do conhecimento novo se dá, por exemplo, por meio de projetos inovadores. A grande questão nesse sentido é: como aumentar essa capacidade, tipicamente empreendedora, no contexto da globalização, das mudanças tecnológicas e do conhecimento?Esse é, justamente, o ponto principal da nossa discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com