TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAÕ DA QUALIDADE

Monografias: GESTAÕ DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Responda:

A) Quais as fontes de energia devem ser bloqueadas?

R: Deve ser realizado o Travamento dos plugs elétricos, dasválvulas tipo “registro” e o travamento para disjuntores e interruptores elétricos.

B) Quais os equipamentos de proteção ele deve usar?

R: De acordo com a NR-10, deve – se utilizar primeiramente de um multímetro digital ou analógico para verificar se existe energia na entrada da chave ou disjuntor principal, após isso verificar com um amperimetro (aparelho que identifica através de um campo magnético se existe ou não corrente) antes de desligar o disjuntor geral, evitando assim um possível arco-voltáico que poderia causar-lhe graves queimaduras e danos no equipamento.

Deverá utilizar um óculos de segurança conforme determinação, se necessário utilizar luvas apropriadas e isolar a área ao redor para que possíveis curiosos.

- É obrigatório o uso de luvas de alta tensão sempre que o eletricista operar a chave seccionadora de média e alta tensão e o comando de acionamento dos disjuntores de alta, média e baixa tensão.

- É obrigatório o uso de balaclava, capuz e jaleco apropriados ao trabalho.

- O cuidado e o uso adequado das luvas de borracha isolante de alta tensão são essenciais para a segurança do usuário.

- Vestimenta de Proteção contra arco-voltáico.

- Óculos de proteção

- Bota para eletricista

- Porta Ferramentas

- Protetor Auricular

- Cinto de segurança para trabalhos em altura superior a 2,00 metros.

- Capacete

- As escadas devem ser apropriadas ao trabalho com eletricidade.

C) Em caso de um curto circuito, que ações devem ser tomadas e que equipamentos devem ser usados?

R: Efetuar uma análise detalhada e investigativa sobre as causas possíveis do curto juntamente com o Técnico de segurança e o Superior imediato, após isto, verificar se houve danos no disjuntor ou chave geral, verificar condições da fiação elétrico e se ocorreu danos, medir com o multimetro se existe um curto para a Massa do equipamento, se a Massa da chave geral e se a fiação não está em Massa. Após identificado o problema efetuar um RAT , devido poder haver um risco de acidente do trabalho e poder acontecer um acidente no local (incêndio).Depois de tomadas todas as providencias substituir o material que ficou danificado e tomar todas as providencias cabíveis para que não ocorra novamente.

Equipamentos que devem se usados:

- Chave de fenda;

- Chave Phillips;

- Alicate de corte;

- Estilete;

- Alicate de prensa-terminal;

- Alicate amperímetro;

- Bota de proteção com solado de borracha;

- Óculos de proteção;

- Luvas de borracha.

CONCLUSÃO

Toda empresa precisa ter a consciência, de fazer uma análise de riscos com esta ferramenta a empresa estará se precavendo de possíveis acidentes.

Sempre que trabalhar com equipamentos elétricos, ferramentas manuais ou com instalações elétricas, você estará exposto aos riscos da eletricidade. E isso ocorre no trabalho, em casa e em qualquer outro lugar. Você está cercado por redes elétricas em todos os lugares. É claro que no trabalho os riscos são bem maiores. È no trabalho que existe uma grande concentração de máquinas, motores, painéis, quadros de distribuição, subestações transformadoras e, em alguns casos, redes aéreas e subterrâneas expostas ao tempo. Para completar, mesmo os que não trabalham diretamente com os circuitos também se expõem aos efeitos nocivos da eletricidade ao utilizar ferramentas elétricas manuais, ou ao executar tarefas simples como desligar ou ligar circuitos e equipamentos, se os dispositivos de acionamento e proteção não estiverem adequadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com