TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL NA URCA: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Por:   •  25/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

  1. -INTRODUÇÃO

  1. Considerações Iniciais

A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES).

No entanto, ainda são poucas as práticas observadas nas IES, as quais têm o papel de qualificar e conscientizar os cidadãos formadores de opinião de amanhã.

Na visão de Careto e Vendeirinho (2003), as Universidades e outras Instituições de Ensino Superior precisam praticar aquilo que ensinam. Enquanto as universidades são frequentemente vistas como instituições estagnadas e burocráticas, outras instituições demonstraram ser capazes de, pelo menos, iniciar o caminho da sustentabilidade.

O papel de destaque assumido pelas IES no processo de desenvolvimento tecnológico, na preparação de estudantes e fornecimento de informações e conhecimento, pode e deve ser utilizado também para construir o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e justa. Para que isso aconteça, entretanto, torna-se indispensável que essas organizações comecem a incorporar os princípios e práticas da sustentabilidade, seja para iniciar um processo de conscientização em todos os seus níveis, atingindo professores, funcionários e alunos, seja para tomar decisões fundamentais sobre planejamento, treinamento, operações ou atividades comuns em suas áreas físicas.

  1. Justificativa

 A quantidade de resíduos sólidos oriundos dos procedimentos administrativos e outros e a crescente conscientização quanto racionalização do uso dos recursos ambientais são a motivação e a justificação da presente proposta, que possui suporte jurídico no caput do artigo 225 da Constituição Federal de 1988 que dispõe:

“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Da mesma forma, esta proposta ainda encontra embasamento jurídico no artigo 6º do Decreto 5.940 de 25 de outubro de 2006 que determina:

“Os órgãos e entidades da administração pública regional e federal direta e indireta deverão implantar, no prazo de cento e oitenta dias, a contar da publicação deste Decreto, a separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, destinando-os para a coleta seletiva solidária, devendo adotar as medidas necessárias ao cumprimento do disposto neste Decreto”.

Mudar hábitos e procedimentos realizados dentro de uma instituição não é uma tarefa fácil de ser cumprida, mas quando planejada de forma correta e realizada com apoio e com recursos necessários, pode ser alcançada de forma eficiente.

A busca pela conscientização dos servidores, funcionários e alunos da URCA pela minimização de resíduos através da implantação de uma cartilha de conscientização e de ações de gestão ambiental, além de cumprir legislação, contribui com a preservação do meio ambiente. 

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral
  • Implantar um sistema de Gestão Ambiental em cada Campus da URCA de forma sistêmica;
  • Implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos tendo como principal meta minimizar a produção de resíduos e ainda a coleta adequada baseada na natureza do mesmo.
  1. Objetivos Específicos

        

  • No plano de prevenção na geração de resíduos: uso racional de papel, e a substituição do uso de copos descartáveis por canecas de uso individual, principalmente no R.U;
  • No plano de gerenciamento de resíduos: caracterizar e quantificar os resíduos segundo sua natureza
  • Destinar de maneira responsável os resíduos decorrentes das atividades institucionais, encaminhando o material para as associações ou cooperativas de catadores;
  • Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS);
  • Promover programas de educação ambiental tendo como principais focos: Promover atividades de sensibilização dos funcionários, aluno e servidores (professores e técnicos administrativos) quanto à necessidade e importância do descarte correto do seu resíduo;
  • Formar multiplicadores ambientais responsáveis, no que diz respeito às práticas de minimização de resíduos e respeito ao meio ambiente;
  • Promover ações que possam ajudar Projetos de Ação Social;
  • Elaborar e desenvolver Projetos de Extensão Sustentável com o envolvimento dos professores, alunos e a comunidade;
  • Promover a contratação publica sustentável (Decreto 7.746/12);
  • Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável.

1.4 Estrutura do Trabalho

A estrutura do trabalho é composta por cinco partes.

 

A primeira parte apresenta-se a introdução deste estudo, contemplando os seguintes itens: Considerações Gerais, Justificativa e Objetivos e a estrutura do trabalho.

Para a elaboração da segunda parte, foi realizada a Revisão bibliográfica, onde foram abordados assuntos referentes à Gestão Ambiental e a Certificação ISO 14001, O papel das IES rumo as desenvolvimento sustentável, além de outros aspectos sobre a atividade específica em questão.

A terceira parte destinou-se ao Método de Pesquisa, descrevendo-se os métodos utilizados para o desenvolvimento do presente estudo.

Na quarta parte foi apresentado o que se espera a partir das práticas do sistema de gestão ambiental dentro da instituição.

Finalmente, a quinta parte apresenta as conclusões e considerações finais a que chegou-se ao final do desenvolvimento desta proposta.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Gestão Ambiental

As últimas décadas têm mostrado uma crescente preocupação por parte dos diversos setores sociais com relação à preservação ambiental, de forma a influenciar todas as camadas da sociedade a buscarem soluções adequadas para que possam produzir bens de consumo sem que haja geração de impactos na natureza ou que, pelo menos, estes possam ser minimizados dentro de um determinado padrão e com a utilização de tecnologias limpas (OURA & SOUZA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com