TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: GESTÃO DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO SECRETARIADO ESCOLAR

GESTÃO DA EDUCAÇÃO

6 Parte

Neste modulo foi trabalhado o livro “6 gestão da educação escolar”. A escola é um importante espaço de socialização na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Estes têm o seu cotidiano marcado por varias praticas formativas. Essa pratica envolvem uma organização geral dentro da escola. Para que haja organização e necessário uma administração ou gestão escolar.

Administração é processo de planejar, dirigir, controlar e organizar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização dos objetivos.

Os processos de regulação da educação e de gestão da escola por meio de ações centralizadas interferiram, na lógica organizativa da escola e nos papéis e processos de trabalho dos profissionais da educação.

A partir dos anos 90 que ocorre a consolidação de um processo de reforma do estado, centrado na minimização de seu papel, no tocante as políticas publicas. Na área educacional, vivenciam-se, em toda a America latina, mudanças no papel social da educação e da escola, por meio de um conjunto de medidas que alteram o panorama da educação básica e superior.

As políticas educacionais são dinâmicas e contraditórias requerendo de todos e de cada um, o engajamento na defesa da educação de qualidade e democrática.

Nessa perspectiva de identificar espaços de discussão e deliberação acerca da educação nacional destaca-se, a legislação educacional, o papel do fórum nacional de educação e a importância das lutas em prol da democratização da escola publica.

Destacamos o projeto político pedagógico, suas finalidades e importâncias como um dos principais instrumentos para a organização pedagógica, do trabalho e das atividades da escola.

Foi enfatizada a importância da autonomia com as diferentes dimensões, para a construção da identidade da unidade escolar. A autonomia não deve resultar no abandono da unidade escolar e sim no reconhecimento de suas especificidades e direcionadas a melhorias dos processos formativos que esta oferece.

Destaca se a importância dos profissionais da educação e sua identidade. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva de vários segmentos da comunidade escolar deve envolver os pais, professores, estudantes, e funcionários, na construção e avaliação dos projetos políticos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim em todos os processos decisórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com