TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA

Trabalho Escolar: GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1 FGV: indústrias planejam aumentar uso da capacidade - (Exame on-line 28/12/2010)

A maioria dos empresários da indústria brasileira pretende aumentar o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) nos próximos seis meses. A conclusão faz parte da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de dezembro, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Neste mês, a FGV incluiu uma pergunta sobre a tendência do Nuci para os próximos seis meses e sobre se os empresários pretendiam elevar a capacidade produtiva neste mesmo cenário. De acordo com a pesquisa, 55% dos industriais responderam que desejam ampliar muito ou pouco o Nuci no primeiro semestre de 2011. Para 51% dos empresários da indústria de transformação, também será necessário investir na elevação da capacidade produtiva no primeiro semestre de 2011. Entre os setores nos quais a FGV divide a indústria de transformação para realizar a pesquisa, o mais otimista é o de material de construção. Neste setor, 86% preveem expandir o Nuci nos próximos seis meses e 72% pretendem investir no aumento de sua capacidade produtiva. Fonte: (http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/fgv-industrias-planejam-aumentar-uso-da-capacidade)

A medida da capacidade: a. Deve considerar as eventuais horas extras e dobra de turnos.

b. Independe do tipo de empresa que se está estudando.

c. Para empresas de serviços, considera os insumos mais críticos.

d. Nas empresas industriais independe do volume de produção desejado.

e. De pico considera as interrupção como, por exemplo, as paradas de manutenção.

.0,2 pontos

Pergunta 2 Observe a figura que se segue, onde a capacidade de produção de cada operação está representada em unidades por hora (un/h). MPA representa a matéria-prima A, que recebe, seguidamente, as operações A1, A2 e A3. MPB representa a matéria-prima B, que recebe, seguidamente, as operações B1 e B2. C1 representa a operação de montagem dos componentes produzidos a partir de 1 (uma) unidade de MPA e de 5 (cinco) unidades de MPB. C2 representa a operação que dá o acabamento final do produto.

A capacidade máxima deste sistema será: a. 12 unidades/hora.

b. 09 unidades/hora.

c. 10 unidades/hora.

d. 05 unidades/hora.

e. 03 unidades/hora.

.0,2 pontos

Pergunta 3 No layout em linha, é a sequência das operações que define o posicionamento das máquinas ou dos postos de trabalho, sem caminhos alternativos, uma vez que o material percorre um caminho previamente determinado pelo processo de fabricação.

I. Este tipo de layout é Ideal para grandes volumes de produção,

II. Apresenta pouca diversificação, embora as quantidades produzidas possam ser variáveis conforme a demanda;

III. Necessita de alto investimento em máquinas e equipamentos, porque o produto não pode voltar na linha, caso uma operação precise ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com