TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.

Orientador: Equipe de Professores do 4º Semestre.

Governador Valadares

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO............................................................................................ 04

3 ORÇAMENTO GERAL....................................................................................................... 04

4 ORÇAMENTO FLEXIVEL .....................................................................................................05

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO ...................................................05

6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORAÇAMENTO .......................................................05

7 ISENÇÕES E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA ..............................................................................06

8 BALANÇO PATRIMONIAL ..................................................................................................07

9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ...........................................................08

10 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ......................................................................09

11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS .................................................................................................................10

REFERÊNCIAS.......................................................................................................................13

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

4º SEMESTRE

TEMA: GESTÃO EMPRESARIAL

1. Introdução à Gestão Empresarial

O Orçamento e a Gestão empresarial são ferramentas para a administração e estratégia da empresa. Neste trabalho veremos o conceito de temas relevantes para a compreensão do tema principal, mas trazendo também entendimento para todas as disciplinas do semestre.

2. Conceito de Orçamento

A Administração financeira pode ser vital, permitindo o funcionamento da empresa de forma correta, sistêmica e eficaz, objetivando o lucro, que é grande objetivo da empresa, a maximização dos investimentos, do patrimônio, e com isso controlando a entrada e saída dos recursos da empresa.

Para isso é imprescindível o ORÇAMENTO, um instrumento da administração, que direciona e instrui a execução dos planos. É uma expressão quantitativa monetária, de um plano de ação proposto em um período definido. Um levantamento prévio dos custos, que abrange todas as fases das operações, em cada uma das subdivisões da empresa.

3. Orçamento Geral

Ou também conhecido como Orçamento Mestre, abrange todas as atividades da empresa, com ele elabora-se, prevê, todas as decisões da entidade. Pode ser dividido em duas partes; Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro por um período específico, é composto por um conjunto de demonstrações financeiras, e consegue com esses dados expressar o impacto de decisões em cada orçamento.

O Orçamento Operacional diz respeito a recursos escassos, demonstra todos os resultados das atividades operacionais, de forma detalhada. O Orçamento Financeiro diz respeito a obter fundos para adquirir recursos, demonstra entrada e saídas de caixa, referente às atividades operacionais. (Vide Quadro Anexo 1)

4. Orçamento Flexível

É um orçamento como o próprio nome, flexível de acordo com as mudanças que acontecem, ele possibilita alterações nas atividades e projeções, possui uma margem de alteração. Geralmente é utilizado no orçamento operacional. Permite ao gestor atuar frente às incertezas do mercado. Fornece estimativas sobre os custos das atividades, e permitem uma análise mais completa das variações.

A base para elaboração do orçamento flexível é a separação entre custos fixos e variáveis. Precisa e necessita de maior participação dos membros da organização, com isso traz informações necessárias para melhor análise do desempenho dos departamentos.

5. Pontos positivos do Orçamento para a Gestão

Com o Orçamento a empresa consegue avaliar o desenvolvimento, planejamento, a estratégia, a estrutura no qual trabalham.

Permite apresentar previsões que podem ou não ser efetivadas. Ele impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos. Motiva os administradores e funcionários, porque colabora com o maior conhecimento de cada item da organização, controlando os gastos e as receitas, efetivando um futuro com possibilidades melhores. Promove a coordenação e a comunicação entre as unidades dentro da empresa.

6. As questões tributárias para o Orçamento

O Orçamento é uma ferramenta também para a redução da carga tributária, pois influencia na escolha da forma de apuração tributária; por lucro real ou presumido.

Podendo com isso amortecer o valor dos tributos, sem infringir nenhuma lei fiscal. Contudo é relevante fazer a escolha certa, não podendo mudar de sistema no mesmo exercício.

No Lucro Real, os impostos são calculados ao se apurar o lucro da empresa, considerando todas as receitas, custos, despesas, conforme o Imposto de Renda. Depois de apurado o lucro contábil, procede-se às adições e exclusões previstas. Não esquecendo a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), por regime não cumulativo, de 1,65% para o PIS e 7,6%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com