TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: ALCOOLISMO E OUTRAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS

Por:   •  25/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

MARCIA DE MOURA LIMA

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: ALCOOLISMO E OUTRAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS

PORTO VELHO

2020


MARCIA DE MOURA LIMA

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: ALCOOLISMO E OUTRAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica da Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Instituições Públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

PORTO VELHO

2020

  1. Introdução

A realidade da gestão social tem relação com a gestão das ações sociais públicas, considerando as demandas e necessidades dos cidadãos. Como canais e respostas a essas necessidades e demandas obtêm-se a política social, os projetos e programas sociais, sendo elas reconhecidas na sua legitimidade, e constituição de direitos.

O Estado é responsável em formular as prioridades contempladas pelas políticas públicas. Mas é na sociedade civil e através do interesse dos grupos organizados que nasce a pauta das lutas políticas. A partir do interesse do Estado significa que essas demandas e necessidades estão se tornando um problema generalizado, envolvendo a complexidade das compressões políticas e econômicas globais, déficits públicos, radicalização informacional, desemprego e precarização nas relações de trabalho, aumento da pobreza e desigualdades sociais, entre outros, exigindo que novas medidas sejam tomadas na gestão da política social.

Ainda nesse contexto, o projeto em questão requer uma atenção especial à prevenção e recuperação relacionadas ao alcoolismo e outras dependências químicas, confrontando a teoria de Gestão Social em decorrência da real necessidade comunitária no sentido científico do campo de pesquisa. Por fim, apresentará algumas conclusões que tendem a demonstrar a importância da apropriação e construção da pesquisa com esse tema.

  1. Problematização

A abordagem desse tema contextualiza a realidade de muitos municípios brasileiros, o que, naturalmente, gera os dados mais críticos no sentido geral. Sabendo disso, o projeto em questão torna-se um esforço de trabalhar a história e o dinamismo social junto às suas consequências, bem como a forma em que a sociedade civil encara esses desafios. Diante disso, também aborda esta realidade como objeto de estudos e pesquisas, fazendo avançar a apropriação teórica da mesma.

Não obstante, é necessário confrontar as concepções de gestão social; trabalhar o conhecimento e capacitações nas instituições relacionadas; e envolver demais grupos e parcerias para o mapeamento e levantamento das demandas e necessidades sociais nesse sentido para acesso público.

  1. Objetivos
  1. Geral

Propiciar intervenção social, através da gestão de instituições públicas, com vistas à redução do uso de drogas lícitas e ilícitas na população, considerando a crescente demanda social e outros aspectos de impacto na comunidade local em Campo Novo de Rondônia.

  1. Específicos

  • Fomentar a integração das redes de assistência social, saúde e apoio regional para reinserção social do usuário de drogas.
  • Identificar, através de busca ativa, os usuários de álcool, tabaco e outras drogas na área que envolve toda a região do município de Campo Novo de Rondônia;
  • Identificar, com visitas e conversas direcionadas, os fatores determinantes do uso de drogas;
  • Sensibilizar os envolvidos quanto aos riscos e agravos à saúde provocados pelo uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas;
  • Identificar usuários que têm interesse em abandonar o uso de drogas e apoiá-los neste processo, com orientações e detalhamento dos projetos relacionados;
  • Apresentar, através de parcerias com outras instituições públicas, formas de reduzir os agravos à saúde causados pelas drogas.
  1. Justificativa

Justifica-se essa temática levando em consideração os aspectos vinculados à Administração, adequando-se no campo dos estudos na área social, portanto, optaremos pelas ações que visam o combate às drogas lícitas e ilícitas por ver a necessidade de responsabilidade social dentre as políticas públicas; e, ainda, abordaremos a concepção crítica da realidade social, conceituando gestão e articulando ao projeto ético-político-profissional democrático e determinante dos valores de liberdade e igualdade no meio em que se vive.

A formação continuada na área do serviço social instiga uma gestão de controle pessoal e profissional, onde esperamos que a sociedade civil seja envolvida no processo, e então, temos a satisfação em cumprir um papel de relevância para o bem comum.  Considerando um bom planejamento de ações voltadas para a saúde sabendo das particularidades de cada um dos envolvidos, mediante diagnóstico situacional de uso abusivo de álcool e outras drogas, um projeto desse nível, com vistas à prevenção e redução do consumo e dos danos à saúde irá contribuir para transformar a sociedade em um ambiente melhor.

Vale ressaltar ainda que a situação demanda um trabalho sério, uma vez que, mesmo sendo considerado um problema grave, não há nenhum projeto em desenvolvimento para o atendimento desta população local.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A realidade brasileira atual é fundamental na compreensão de gestão social, pois partimos do entendimento de um processo dialético, linear histórica, conceitual e regulatória, pluralizando a incidência de múltiplos atores envolvidos no processo geral.

Quando tratamos a problemática voltada para a gestão social, entendemos que ela se dá na perspectiva pública, com garantias de lutas sociais, constitucionais e de direitos através das políticas públicas; é, ainda, voltada para as necessidades dos cidadãos (CARVALHO, 1999). Diante disso, é natural questionarmos se as ações governamentais tem sido suficientes para atender às necessidades e demandas da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com