TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE

Artigos Científicos: GESTÃO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA

GESTÃO DE QUALIDADE

Aluna: MARIA CRISTINA Mat: –

1) – Discuta porque a qualidade é importante para competitividade das organizações, da indústria como um todo e dos países.

Resposta: Com os efeitos advindos da globalização, como a baixa de preços e também pelo fato do consumidor estar mais bem informado, tornou-se fundamental para qualquer empresa a qualificação em termos gerais. Além disso, a competição pela conquista de espaço no mercado exigem mais qualidade. Consequentemente,vem os lucros para os países produtores.

02. Você acredita que a criatividade, tão necessária para os setores intensivos em tecnologia como é o setor de software, pode ser tolhida em razão da existência de regras para desenvolvimento de novos produtos? Justifique.

Resposta: Não. Os servidores, nestas atividades desafiantes, tendem a avaliar seu próprio desempenho como satisfatório, e consideram como estímulo à sua criatividade a imposição de regras.

03. Como a realização de um bom planejamento de produto contribui para evitar problemas de qualidade no final do desenvolvimento? Explique como isso ocorre no CMM (Capability Maturity Model).

Resposta: As empresas, ao adotarem sistemas para que todo o processo de produção esteja dentro de padrões pré-estabelecidos, garantem que o efeito final seja de qualidade, assegurando a satisfação do cliente e evitando transtornos. O modelo CMM estabelece regras simples; as equipes técnicas e de negócios são obrigadas a se reunirem fisicamente durante a fase de elaboração das especificações. O modelo também estabelece que a área de negócios revise e assine a especificação elaborada pela equipe técnica. Assim, não há como argumentar que o sistema deveria gerar determinado tipo de relatório que, na verdade, nunca foi pedido.

Para o efeito final com qualidade, o procedimento adotado pela CMM é reunir as equipes técnicas e de negócios fisicamente, ou seja, efetua-se o planejamento inicial com toda a equipe, evitando transtornos e falta de qualidade ao final do processo.

04. Em alguns setores, como o aéreo, a qualidade é fundamental uma vez que problemas relacionados à falta dela podem colocar a vida das pessoas em risco. Cite outros setores em que a qualidade é uma questão de vida ou morte.

Resposta:Temos vários setores onde a qualidade é fundamental. A convocação feita por fabricantes para realizar reparos em produtos defeituosos é cada vez mais frequente, principalmente no mercado automotivo. Também as indústrias farmacêuticas e alimentícias pode apresentar risco a integridade física do usuário. Outro setor que exige cuidado é a fabricação de brinquedos. Peças que podem ser engolidas são exemplos de itens já convocados para recall.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com