TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE

Dissertações: GESTÃO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE QUALIDADE

A prática da Melhoria Contínua da Qualidade é um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade. Dentre alguns desse programas podemos destacar o Kaizen que, não é exatamente um programa, mas uma filosofia de qualidade que busca o aprimoramento contínuo de processos e produtos. Consiste em melhorar sempre e continuamente está concentrada em pequenas mudanças que propiciem crescimento de qualidade dentro das empresas, ou seja, cada vez que se repete uma tarefa, esta tarefa deverá ser feita com melhora de qualidade e com menor tempo do que a vez anterior, pois estamos apreendendo com a repetibilidade do processo.

Kaizen significa melhorias contínuas, envolvendo todas as pessoas da empresa, desde o presidente até o operário. A filosofia Kaizen afirma que devemos fazer constantes melhorias, seja em nossa vida, no trabalho, na sociedade e em nosso próprio lar.

oKaizen é um processo de origem japonesa, que tem como objetivo a melhoria contínua do processo; melhorando constantemente, resultando a empresa terá menor custo e maior lucro.

Os elementos-chaves para o sistema Kaizen eficientes são:

• a) qualidade em tudo que se faz;

• b) esforço e dedicação;

• c) envolvimento de todos os funcionários da empresa, desde o presidente até o operador de máquinas;

• d) vontade de mudar e de vencer; e) comprometimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em análise a todo o conteúdo empregado para construir esse trabalho, vemos que o foco da gestão da qualidade deve está na satisfação dos clientes e para conseguir isso é necessário considerar meios estratégicos do gerenciamento do negócio. São inúmeras as vantagens competitivas que uma empresa pode ter, a qualidade total otimiza a energia de trabalho do recurso humano, afinal erros geram retrabalhos que geram frustrações nos profissionais.É importante enfatizar que as empresas conseguirá muitas vantagens por meio de planejamento e integração de todos os seus colaboradores, principalmente quando as organizações entenderem a importância dos processos empregados para melhoria, pois tais processos agregam valor e orienta a ter pleno domínio dos seus recursos.

BIBLIOGRAFIA

• BUTTER,Anselmo. Kaizen: Um processo de melhoria contínua nas empresas.Qualidade Brasil. Disponível em http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/kaizen_um_processo_de_melhoria_continua_nas_empresas. Acesso em: 14 set 2014.

• HENRIQUE, Fábio e FIORIO, Vivian. O que é TQM – total quality management. Disponível em: <http://www.industriahoje.com.br/tqm-total-quality-management>. Acesso em: 12 set 2014.

• PEARSON EDUCATIONAL DO BRASIL, Gestão da qualidade/ Pearson Educational do Brasil. – São Paulo: Pearson Educational do Brasil, 2011.

• PERIARD, Gustavo. O Ciclo PDCA e a melhoria contínua. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com