TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE

Projeto de pesquisa: GESTÃO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO DA QUALIDADE

QFD - (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

Podemos dizer que o QFD é uma ferramenta que possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.

Abaixo um modelo da matriz QFD original:

MATRIZ GUT - A Matriz GUT é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas, principalmente, com o intuito de priorizar os problemas e consequentemente tratálos, levando em conta suas gravidades, urgências e tendências. Essa ferramenta auxilia na formação de estratégias, projetos e também na coleta de dados (devido ao desenvolvimento de informações). Podemos dizer que a Matriz GUT é bastante similar a análise SWOT e por isso uma complementa a outra, pois ambas podem analisar os ambientes internos e externos da

organização, com um diferencial em relação à Matriz GUT, que é a possibilidade de quantificar as informações e de pontuar os itens analisados de acordo com o seu grau de prioridade.

A técnica GUT foi desenvolvida por Kepner e Tregoe, especialistas na resolução de questões organizacionais e tinha como finalidade orientar decisões mais complexas, ou seja, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas por si só gera confusão, e acaba dificultando a visão do administrador na identificação dos problemas prioritários e na sua relevância. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria e somente após isso, saber qual a prioridade na solução dos problemas identificados. A Matriz GUT atua justamente nesse aspecto, selecionando e escalonando os problemas levando em conta o impacto positivo e negativo de sua correção.

Como montar a Matriz GUT

PRIMEIRA ETAPA

Primeiramente, é necessário listar todos os problemas e aspectos relacionados às atividades que você deseja realizar. Naturalmente, você deve listar quais são os principais problemas existentes na empresa, levando em conta os três pontos a serem analisados (gravidade, urgência e tendência). Durante a montagem da matriz, é importante detalhar corretamente os pontos analisados, contemplando todos os seus aspectos como demonstrado na figura à esquerda:

SEGUNDA ETAPA

Nessa etapa você vai dar uma pontuação para cada um dos problemas listados em relação a sua gravidade, urgência e tendência. As notas são dadas de acordo com alguns critérios, que são: situações menos favoráveis (graves) que recebem a nota mais alta (5), enquanto as outras vão decrescendo até chegarem às situações mais favoráveis (leves e brandas) que recebem a menor nota (1). Como exemplifica a tabela a seguir:

Ao final da atribuição das notas, é importante identificar o número que mostrará o grau de prioridade do problema em questão. Para isso, devem-se multiplicar os quocientes gravidade x urgência x tendência (G x U x T), observando o problema que obtiver o maior resultado como a principal prioridade a ser corrigida. No caso da segunda tabela na figura acima, o principal problema encontrado após a multiplicação dos fatores foi o de "fazer o backup completo do banco de dados", que atingiu 75 pontos na Matriz GUT.

TERCEIRA ETAPA

Após definir, listar e identificar através da multiplicação dos fatores as notas de cada um dos problemas é necessário traçar o plano de ação em relação aos problemas ordenados, levando em consideração cada um dos aspectos da matriz: gravidade, urgência e tendência. É importante considerar também cada um dos fatores de modo isolado, sempre observando suas particularidades e seu grau de relevância. Para deixar essa questão mais clara, podemos especificar os aspectos da seguinte forma:

• Gravidade: Representa o possível dano ou prejuízo que pode decorrer de uma situação. Interpreta o impacto que algum dos problemas em análise pode ocasionar se caso venha a ocorrer. Seus efeitos devem ser analisados a médio e longo prazo.

• Urgência: Representa a questão do tempo que existe para resolver o problema ou dada situação. Quanto maior a urgência, menor será o prazo disponível para resolver o problema em questão e vice versa.

• Tendência: Esse aspecto representa o grau de crescimento ou decrescimento do problema com o passar do tempo. Nesse quesito é preciso analisar a evolução da situação. Todos esses aspectos citados podem ser frutos de uma soma que complementará o fator multiplicador da Matriz GUT, auxiliando na identificação dos principais problemas a serem combatidos. É interessante ressaltarmos que no momento da atribuição das notas deve-se levar em conta, principalmente, o caráter tendencioso do problema.

CONCLUSÃO

A Matriz GUT é uma ferramenta excepcional para todo e qualquer gestor, pois possibilita uma avaliação quantitativa e qualitativa, fornecendo números consistentes e com um específico grau de prioridade. Com ela, torna-se possível priorizar ações corretivas e preventivas que reduzem ou extinguem os diversos problemas identificados. Podemos dizer que nos dias atuais, a Matriz GUT é uma das mais famosas ferramentas para tomada de decisão e resolução de problemas, você pode utilizar esta ferramenta para inúmeras situações, contando sempre com a certeza de que o resultado final será além do satisfatório. Além desses atributos, a Matriz GUT é uma ferramenta de extrema simplicidade, fácil de ser montada e aplicada, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com