TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO escola

Seminário: GESTÃO escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Falar de gestão na escola é uma situação que muitos se indagam por se tratar de uma área administrativa e pela parte de pedagogos que tanto se preocupam com a educação infantil e construção de aspectos humanos defrontarem com uma área financeira de fato pode se tornar bastante complexa.

Mais a atividade financeira é sem duvida de muita importância na escola e para que a mesma funcione bem deve se levar em conta que uma boa administração venha acompanhada de uma gestão democrática e participativa onde o bem comum seja levando em maior consideração no nível hierárquico da escola.

Gestar com responsabilidade e amor é uma das funções do pedagogo até ai, não encontramos dificuldades nenhuma e de fato na teoria tudo parece simples traçado e organizado mais na realidade é só começar a participar da gestão que de fato aparecem um amontoado de problemas sem explicação e solução. É soluções que poderiam ser resolvidas de maneira simples mais a burocracia governamental não permite entre vários “N” que envolve situações de gestão.

Mais afinal o que é a gestão democrática em uma escola? Vivemos em um país democrático onde elegemos nossos representantes através do voto e que recolhe impostos para que sejam feitas os trabalhos em favor publico, a partir daí analisamos o perfil de democracia na escola uma escola para todos que seja representada por um líder que tenha ciência de sua importância e que todo corpo docente seja composto de pessoas que saibam que sua função é a educação daqueles que serão a próxima geração.

A gestão participativa é a parte é aquela que é formada por grupos que fortalecem o processo educacional estudantil na escola é formada pela comunidade, grupo de pais entre outros.

Portanto, o principio participativo no sentido de gerar a democracia na escola não esgota as ações necessárias para assegurar a qualidade de ensino. Tanto quanto o processo organizacional, e como um de seus elementos, a participação é apenas um meio de alcançar melhor e mais democraticamente os objetivos da escola, os quais se localizam na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Em razão disso, a participação necessita do contraponto da direção, outro conceito importante da gestão democrática, que visa promover a gestão da participação.

A estrutura organizacional da escola embasa-se pela busca da participação de todos os funcionários, professores, alunos e pais nos projetos desenvolvidos pela escola e que tem o caráter de gerar a qualidade do ensino e na aprendizagem. Mas, é importante salientar que a direção apresenta dificuldades em lidar com as diferenças intelectuais, sociais e culturais do público que diretamente faz parte das decisões e da rotina da escola uma dessas questões é apontar o desinteresse de boa parte dos professores em participarem tanto da internalizarão dos conhecimentos sobre a participação democrática nos projetos da escola, bem como no desenvolvimento direto das ações voltadas para a geração da qualidade no âmbito escolar.

Considero desinformação apresentada pelos pais quanto a importância da participação nas decisões e no desenvolvimento do projetos da escola. Além dos pais, não se teve muito êxito com os alunos, pois os mesmos não tiveram condições de processar a intenção das perguntas elaboradas, e que, portanto, disseram que a direção sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com